Sustentabilidade é uma das palavras que mais está em alta nos últimos anos, muito se fala sobre, seus conceitos, métodos, benefícios e principalmente a sua importância diante do cenário atual em que vivemos.
Sendo assim é uma ótima atitude optar por um imóvel que seja ou então vise ser sustentável, não somente para você e as outras pessoas que vivem em seu imóvel, mas para todos, com o objetivo de melhorar o bem comum.
Sustentabilidade é um termo muito vago, a grande maioria das pessoas tem uma noção de como funciona a sustentabilidade na prática, principalmente pois ela está presente em quase todas as partes da sociedade, sendo assim o mesmo termo designa diversas atitudes em diferentes escopos da vida social, porém, com o mesmo objetivo.
O termo é relativamente novo, sendo utilizado pela primeira vez na década 80, pela primeira ministra da Noruega e o seu significado é “suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as suas necessidades”.
Dessa forma, fica claro o objetivo da sustentabilidade e mostra porque existem tantos tipos de sustentabilidade, uma vez que a sociedade é consumidora ao extremo, o termo e noções nascem para orientar e conscientizar da necessidade de uma maior preocupação com os recursos naturais e impactos no ambiente.
O fato é que, possuir uma casa sustentável possui diversas vantagens, e não é apenas o meio ambiente e gerações futuras que saem ganhando, ao investir em imóvel que se encaixe nos termos de sustentabilidade no longo prazo você passa a ter diversas economias e benefícios.
Um imóvel sustentável está ligado a diversos métodos e práticas em uma residência, mas também afeta os hábitos das pessoas que nele moram, pois, o foco passa a ser, utilizado quando necessário, reutilizar e reciclar.
Sendo aplicada a sustentabilidade desde o início da construção, reforma e permanecendo nos hábitos de todos. Com isso, surgem diversas vantagens com tais práticas, surgem muitos benefícios a todos como por exemplo:
- Maior economia;
- Ganho de qualidade de vida;
- Conscientização pela prática;
- Diminuição de gastos desnecessários.
Com todo este contexto, fica fácil decidir optar por uma casa sustentável, por esta razão listamos as melhores dicas e atitudes que não podem faltar de forma alguma em sua casa.
Energia solar
A energia solar é sem sombras de dúvidas a ação sustentável mais popular dentre os brasileiros, até mesmo que a reciclagem, por conta de uma série de motivos.
Primeiro que os painéis fotovoltaicos hoje em dia são muito mais acessíveis e promovem na casa uma enorme economia no longo prazo, de forma que pagam o seu investimento em poucos anos, cerca de 3 ou 4, porém, possui uma vida útil de 25 anos, ou seja, com o investimento, após apenas 4 anos estará pagando apenas o valor das taxa minimas de concessionárias de energia.
Internet das coisas
O conceito de internet das coisas não é muito famoso por conta de sua sustentabilidade, mas sim, por causa de sua enorme revolução que gera. Na prática, a internet das coisas é como se fosse um cérebro de todos os seus móveis e eletrodomésticos, no qual você pode controlá-los, ativar, desativar e programar remotamente.
Com isso, a sustentabilidade é feita, pois a central de comando tem a possibilidade de utilizar o modo economia, desligando os itens quando não estão em uso, monitorar todo o seu hábito de consumo para deixar mais eficiente.
Sem contar que sabendo o seu padrão de consumo, há também a possibilidade de detectar vazamentos e mau funcionamento, estando presente em móveis desde geladeiras, armários, lâmpadas, caixas de luz, torneiras, chuveiros e até mesmo bancada em aço inox.
Utilize luz solar
O foco da sustentabilidade também é, só fazer o uso quando necessário, por isso, uma das formas mais fáceis de melhorar a sustentabilidade de uma casa é planejando-a para que o uso da luz solar seja efetivo a ponto de que durante o dia não seja preciso utilizar energia elétrica para iluminar.
Reutilize água da chuva (lavar e plantas)
Outra ótima forma de se economizar muito com atitudes básicas é fazendo o reuso de bens naturais, como a água da chuva, investindo pouco em um sistema de calhas é possível armazenar toda a água e aplicá-la em diversas funcionalidade, economizando com o gasto e conta de água.
Servindo perfeitamente para lavar a calçada, carro, irrigar as plantas, lavar o chão e muito mais.
Reciclar
O processo para reciclar um item não é nada simples, e uma casa realmente sustentável possui ciência disse e faz sua parte, separando o lixo corretamente para a coleta seletiva, por isso, separe corretamente o material orgânico, de papelão, vidro, metais e garrafas, por mais que não esteja reciclando de fato, estará ajudando no processo.
Só é necessário cuidado na hora de descartar o vidro, uma vez que quando está quebrado deve ser colocado dentro de uma garrafa.