Música
Rapper Jovem MK lança curta metragem inspirado em seu álbum ‘Meu Karma’ revelando a crua realidade dos jovens brasileiros
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6 meses atrásem
Com produção cinematográfica, o filme elenca o primeiro álbum da artista, que traz narrativa realista sobre problema social das quebradas do país
Em 2022 o Instituto Sou da Paz publicou a segunda edição da pesquisa intitulada ‘Violência Armada e Racismo: o papel da Arma de Fogo na Desigualdade Racial’ revelando que pretos e pardos são mais de 70% das vítimas de disparo de arma de fogo no Brasil, entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, esse número sobe para 85%. Jovem MK, rapper paulista trouxe à tona uma discussão social muito importante com relação ao tema: para muitos jovens no Brasil, o primeiro presente que eles recebem na vida é uma arma de fogo.
O primeiro álbum musical lançado recentemente pela KondZilla, chamado ‘Meu Karma’, é uma obra densa, vibrante e emocionante que traça um paralelo entre as ilusões e desilusões da vida no crime, mostrando a ascensão e redenção que muitos jovens brasileiros são submetidos. Para dar mais visibilidade ao problema social iminente, Jovem MK se juntou à KondZilla, agência Africa Creative, Czar SP e Satelite Audio, para transformar esse poderoso álbum em uma produção cinematográfica que dá vida às suas letras de uma forma poética. Assista aqui.
“O meu primeiro álbum, ‘Meu Karma’, traz as iniciais do meu nome, pois é onde eu pude mostrar meus ideais, mostrar quem sou eu. Eu pude abordar bastante o tema da quebrada, as realidades da periferia. Essa vivência no bairro que eu cresci que me inspirou”, afirma Jovem MK. “Eu tinha 14 anos e logo de cara me deram um 38. Logo eu, mano, que nunca ganhei presente de ninguém. É evidente como o abandono do Estado empurra jovens das comunidades para os braços do crime. Colocar isso em pauta na sociedade, nas conversas das pessoas, foi o meu principal objetivo com a música e agora com o curta metragem”, completa.
“O aumento de armas de fogo em circulação no país, aliado a discursos que incentivam a violência, traz risco para toda a sociedade, seja por acidentes ou agressões, e com armas de diferentes origens, já que existe grande migração de armas registradas que vão parar na ilegalidade”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Mas a violência armada afeta de forma ainda mais desproporcional jovens negros – muitos moradores de regiões periféricas. Isso se dá pela exposição a balas perdidas, pela cooptação de crianças e adolescentes pelo crime organizado e em casos de operações policiais que excedem o uso legítimo da força, além das falhas anteriores em prover políticas de prevenção à violência e em garantir a assistência social necessária em territórios vulnerabilizados”, reflete.
Filmado em São Paulo, nas Favelas de Heliópolis, Guaianases e Mooca, a obra é um curta-metragem do álbum, trazendo uma narrativa visual honesta e impactante: “Inspirado pela história de MK, como contada na introdução de seu álbum, dei início a este projeto. Sua mensagem é poderosa e ressoa com muitos jovens da periferia, incluindo eu mesmo. Como diretor, venho de um contexto onde o crime era uma presença constante, e aos 12 anos, já tinha acesso a uma arma de fogo. Com o apoio do nosso diretor de criação, Tico Fernandes, levei o projeto para a Africa Creative, que sugeriu enfatizar que, para muitos jovens no Brasil, o primeiro presente é uma arma de fogo. A Africa trouxe a Czar como parceira na produção, e os Diretores Paladino se destacaram na ressignificação e execução do projeto, colaborando comigo na direção. O filme não segue uma linha narrativa linear e apresenta momentos lúdicos. A ideia principal sempre foi provocar sentimentos e reflexões sobre como as histórias desses personagens se conectam na vida real e, infelizmente, seguem um enredo semelhante”, explica Kaique Alves, Diretor e Criativo na KondZilla.
Com direção da dupla Paladino (Beto Galloni e Gabriel Avelar) e Kaique Alves, a obra explora conceitos filosóficos e usa de metáforas visuais para ressaltar a trajetória da rapper, retratando o diagnóstico de um Brasil em que o primeiro presente de muitos jovens é uma arma de fogo. No entanto, o curta também revela a redenção de Jovem MK, que recusa perpetuar sua vida no crime – escolhendo o caminho da música.
“É muito especial fazer parte de um projeto como esse, somos muito gratos pelo convite da Africa e KondZilla pra dirigir o filme. Desde o primeiro contato com o álbum, entendemos o quão importante era tratar a narrativa da Jovem MK de forma visceral, mas ao mesmo tempo buscando fazer uma imersão nos sentimentos e consequências da inserção precoce no crime”, comenta Beto Galloni. “O rap foi e sempre será ferramenta de mudança no nosso país, nosso intuito é que o clipe reverbere ainda mais a mensagem da Jovem MK, e assim inspirar outros jovens a seguir um caminho melhor”, finaliza Gabriel Avelar.
Lançado no canal da KondZilla no YouTube, o projeto conta com posters espalhados por São Paulo, conteúdo nas redes sociais e uma parceria com o Instituto Sou da Paz, promovendo a conscientização de jovens da periferia para seguirem um caminho diferente.
Ficha Técnica
Jovem MK apresenta
MEU KARMA
Um filme por Paladino e Kaique Alves
Realizado por Kondzilla, Czar SP e Africa Creative
Elenco Principal: Jovem MK, Isabela Esteves, André Drad e Vitor Vaz
Direção: Paladino e Kaique Alves
Roteiro: Paladino, Kaique Alves, Adriano Sato, YIlo Pedra, Hélio Maffia, Leandro “Bolacha” Beraldo e Angerson Vieira
Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Angerson Vieira
Atendimento: Cindy Fujii Matsu
Diretor de Criação: Hélio Maffia e Yllo Pedra
Diretor de Criação Associado: Adriano Sato
Diretor de Arte: Leandro “Bolacha” Beraldo
Diretor de Planejamento: Wes Gagliano
Produção/RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara e Gabriela Ferrer
Projetos especiais: Raquel Martins
VP de Projeto Especiais e Conteúdo Criativo: Juliana Leite
Diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e ESG: Raphael Vandystadt
Kondzilla
CEO & Founder: Konrad Dantas
Diretor Criativo: Tico Fernandes
Criação: Don Cesao e Tico Fernandes
Diretora Executiva: Alana Leguth
Gerente Comercial: Claudia Quintas
Executivo de Contas: Gabriel Barros
Produtor Executivo: Eduardo Saraiva
Diretor de Produção: William Tucci
Coord. de Produção: Mayara Rodrigues
Produtor: Henrique Gomes
Gerente de Projetos: Betânia Menardi
Atendimento: Isabela Hana
Planejamento Estratégico: Alex Ribeiro e Naya Oliveira
Coord. de Artístico: Barbara Eschholz
Produtora Executiva Gravadora: Mônica Cason
Diretor Artístico Gravadora / A&R: Don Cesão
Atendimento Gravadora: Rachel Daniel
Label Manager: Fabiana Soares
Analista de distribuição: Talita Barreto
Coordenadora de Marketing gravadora: Anna Victória Amaral
Diretor Operacional: Leandro Vieira
Analista Financeiro: Bianca Maia
Assist. Financeiro: William Pissaia e Maiara Souza
Assist. Administrativo: Vitória Malta
Produtora: Czar SP
Equipe de Produção
Diretor de Fotografia: Lucas D. Oliveira
Diretoras de Arte: Karla Salvoni e Morgana Addor
Sócio Diretor Czar SP: Pedro Giomi
Diretor Executivo: Rodrigo Castello
Produtora Executiva: Mariê Nunes
Assistente de Produção Executiva: Gabriel Ramires
Chefe de departamento criativo: Diana Falcão
Head of Production (Landscape): Renata Munaretto
Coordenador de Produção (Landscape): Alex Missaka
Diretor de Produção: Thiago Freire
1º AD: Victor Xavier
2º AD: Sofia Urrego Castaño
Produtor de Elenco Principal: Bruno Fesmann
Direção (2 unidade): Thomas Webber
Diretora de fotografia (2 unidade): Valentina Denuzzo
1º Assistente de Câmera: Peterson Lomovtov e Ricardo Freitas
1º Assistente de Câmera (2 unidade): André Freitas
2º Assistente de Câmera: Paulo Vinícius Rodrigues da Silva e Rodrigo Soares
2º Assistente de Câmera (2 unidade): Valentina Ricardo Operador Movi e Steadicam: Gabbo
Operador Bikecam: Laurent Refalo
Video Assist: Rodrigo Soares
Video Assist: Yuri Camargo
GMA: Vitor Lima
Estagiário: Klaus S. Nunes
Eletricista: Paulo Nunes
1º Assistente de Elétrica: Rafa Light
2º Assistente de Elétrica: Anderson Azevedo, Felipe, Juliano Areias e Marcos Daniel
Maquinista: Julinho Garcia
1º Assistente de Maquinária: Zeni
2º Assistente de Maquinária: Flavio Vianna, Vslima_maquinaria e Guilherme Garcia
Motorista Van de Câmera: Celso Sunto (CNS Transportes)
Fotografia Still: Berro
Som Direto: Rafael Cumis
Assistente de arte: Isabella Lakano
Produtor de arte: Kaio e Matheus
Ajudante de arte: Fernando Lopes, André Sucupira e Teco
Contra Regra: Kaio e Jonatan
Produtora de objeto: Bruna Ramos
Assistente produção de objetos: Julia Dias (JD)
Ajudante de Objeto: Felipe Santana, Iago Mariano e Augusto Comandini Gonçalves
Aderecista: Edu Cordeiro
Produtor: Wagner Ramos
Assistente de produção: Juliana Furtuoso
Platô: Rico Neves
Platô TechScout: Pepe Pedreira
Assistente de platô: Oz Xavier, Nobru, Ramon Sander, Jozimar Bezerra e Asa Branca
Efeito chuva: Martão Efeitos
Caminhão Pipa: Ponte Dracena
Giroflex: Carrasco FX Team
Plataforma Empinada: RB Escola de manobras
Viaturas: Fábio e Cezar
Produtor de Elenco de Apoio: Júnior Azous
Assistente de Produção de Elenco: Rih Jay e Julia Nascimento
Figurinista: Fernanda Gunutzmam
Assistente de Figurino: VINILCLICK
Camareira: Helena Lopes
Make Up: Roger Ferrari
Ass Make Up: Jessica Teixeira e Jessica Matheus
Trancista: Karen Rufino
Pós Produção: Post It VFX
Executiva de Pós Produção: Nayla Kols
Supervisor de Pós Produção e Compositor: Felipe Beserra e Juan Camejo
Diretor de Arte 3D / CGI: Leandro Beltran e Felipe Torquato
Diretor de Arte 3D / CGI – Alt N Studio/ Post it VFX: Gustavo Viotto e Tiago Scaff
Supervisor de Pós Produção e Compositor Nuke – Studio Cosmo – André Gallego
Diretor de Arte 3D / CGI – Studio Cosmo – Miguel Sacomano
Modelagem 3D – Studio Cosmo – José Carlos Falcoski
Diretor de FX SIMULAÇÃO 3D / CGI VFX Artist: Caio Laundos
Finalização: Troop Post
Montador: Henrique José e Paladino
Color: João Moreira (Psycho N’ Look)
Ilustração
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote
Atendimento: Leticia Lisboa
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Head of Art: Igor RAS
Ilustradores: Leandro Dexter, Bruno Ferrante e Rafael Duque
Trilha, Edição de Som e Mixagem
Produtora de som: Satelite Audio
Direção musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena e Pedro Pelotas
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero Coordenação de produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Apoio Técnico Institucional: Instituto Sou da Paz
Diretora-executiva: Carolina Ricardo
Gerente de Comunicação e Engajamento: Izabelle Mundim
Gerente de Desenvolvimento Institucional: Janaina Baladez
Analista de Mídias Digitais: Brena Andrade
Assessor de Imprensa: Wigde Arcangelo
Instituto Arteiros
Diretor I.A.: Rodrigo Felha e Ricardo Fernandes.
Direção Banco de Elenco I.A.: Márcio Vieira
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Música
“Vivo!”, o icônico disco de Alceu Valença, será relançado em vinil pela Rocinante Três Selos
Publicado
5 dias atrásem
18 de novembro de 2024O LP foi registrado em 7 de setembro de 1975, no Rio de Janeiro, na última apresentação do espetáculo “Vou Danado pra Catende”.
Em 1976, época em que discos registrados ao vivo ainda eram raridade no Brasil, Alceu Valença lançou o explosivo “Vivo!”. O LP trouxe a trilha sonora de uma performance intensa, energética e contestadora, apresentando ao mundo a música contemporânea pernambucana. A partir de 28 de agosto, os fãs do cantor e compositor terão a oportunidade de ter em mãos uma reedição luxuosa do icônico álbum, assinada pela Rocinante Três Selos.
No fervilhante cenário cultural dos anos 70, Alceu Valença emergiu como um dos mais vibrantes representantes da nova música nordestina com a sua participação no festival Abertura, defendendo “Vou Danado pra Catende”. O pernambucano despontou como o capitão da espaçonave que partiria do Nordeste para sobrevoar o Brasil e, mais tarde, o mundo.
Gravado durante a última apresentação do espetáculo “Vou Danado pra Catende”, no Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1975, o espetáculo foi marcado por um momento de tensão: nos bastidores, antes de subir ao palco, o cantor foi informado da prisão de seu parceiro Geraldo Azevedo pela repressão militar.
No Jornal do Brasil, Alceu definiu seu show: “Quem vier assistir não verá um concerto onde eu sou a figura central. Direção existe, mas é aberta, elástica. Sou o palhaço ou o bobo da corte, às vezes domador. Posso divertir o público ou irritá-lo. Não vou permitir de modo algum que façam do meu sotaque um subproduto. Minha música tem som universal com vivência nordestina”.
E é essa energia que transborda em cada faixa do disco. “Senhoras e senhores, meu cordial boa noite!”, dizia Alceu na abertura do show e do LP. A redoma que o pernambucano deseja destruir, a barreira entre artista e público, estava com os minutos contados. A introdução circense, embalada em viola, flauta, percussão e guitarra viajante estão na corpulenta abertura de “O casamento da raposa com o rouxinol”. O encerramento do lado A é com “Você pensa”, o momento mais pesado, agressivo e fugaz do disco.
“Agora eu vou cantar em pé para sair em gravação, né?”, anuncia Alceu nos primeiros sulcos do lado B de “Vivo!”. É a introdução de um intenso pot-pourri contendo “Punhal de prata”, “O medo”, “Quanto é grande o autor da natureza”, “Cabelos longos” e “Índio quer apito”. “Pontos cardeais”, momento copioso, colérico e tropológico de “Vivo!”, apresentava metáforas que iam de encontro ao que o parceiro Geraldo Azevedo (e tantos outros) passavam nos porões da Ditadura.
A lembrança de Geraldinho volta na canção seguinte, “Papagaio do futuro”, com Alceu comentando que a canção foi defendida no Festival Internacional da Canção de 1972, por ele, Geraldo Azevedo e Jackson do Pandeiro. O encerramento é com “Sol e chuva”: “me mate que eu sou muito Vivo! Vivo! Vivo!”.
A imprensa não cansou de elogiar “Vivo!”, lançado com capa dupla e imagens capturadas por um dos grandes fotógrafos do período, Mário Luiz Thompson. “O show de Alceu teve o clima ideal para fazer desse trabalho o melhor disco ao vivo gravado no Brasil”, escreveu Aloysio Reis na revista Pop.
Nesta edição especial da Rocinante Três Selos, “Vivo!” retorna em vinil preto 180g, com capa dupla, pôster e um encarte que inclui as letras das músicas e um texto exclusivo de Bento Araujo, jornalista e autor da série de livros “Lindo Sonho Delirante”. “Vivo!” continua a ser um testemunho da energia indomável e da paixão de Alceu Valença, um artista que não só vive intensamente o seu tempo, mas também o moldou com sua arte.
Tracklist:
Lado A
1. O casamento da raposa com o rouxinol (Alceu Valença) – 6:07
2. Descida da ladeira (Alceu Valença) – 5:06
3. Edipiana nº 1 (Alceu Valença, Geraldo Azevedo) – 4:52
4. Você pensa (Alceu Valença) – 3:22
Lado B
1. Punhal de prata (Alceu Valença) – 7:02
2. Pontos cardeais (Alceu Valença) – 4:22
3. Papagaio do futuro (Alceu Valença) – 5:41
4. Sol e chuva (Alceu Valença) – 4:35
Projeto Rocinante Três Selos
A paixão pelo vinil une três grandes nomes do mercado nacional em uma colaboração inédita. A fábrica Rocinante, localizada em Petrópolis, agora prensará uma seleção exclusiva de discos a partir de novembro, em uma parceria com a Três Selos. Esta curadoria, licenciada pela própria Rocinante, conta também com a contribuição da Tropicália Discos, uma loja icônica do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de expertise na divulgação da música brasileira.
Essas referências do mercado se unem para apresentar com excelência algumas das obras mais marcantes da música brasileira, incluindo nomes consagrados como Chico César, Gilberto Gil, Pabllo Vittar, Hermeto Pascoal, Novelli, Tulipa Ruiz, Céu e Baiana System. Com um projeto gráfico inovador e utilizando as melhores prensas de vinil do país, essa parceria promete elevar ainda mais a música brasileira, celebrando sua riqueza e diversidade em cada lançamento.
Música
Manu Chao compartilha seu novo single “Tú Te Vas” feat. Laeti
Publicado
5 dias atrásem
18 de novembro de 2024PARTE DE SEU PRÓXIMO ÁLBUM VIVA TÚ, PREVISTO PARA 20 DE SETEMBRO
Escute aqui.
Depois de “Viva Tú” e “Sao Paulo Motoboy”, Manu Chao revela “Tú Te Vas”, o terceiro single de seu próximo álbum, Viva Tú, que será lançado em 20 de setembro. O álbum, uma obra de arte poliglota e unificadora, funde gêneros em uma coleção vibrante de cartões postais coloridos e cheios de alma que colocam o ser humano no centro de tudo.
“Tú Te Vas” é uma balada delicada e sensível que conta a história de duas almas que decidem se separar. Fiel ao estilo de Manu Chao, a dor e a luta da existência são capturadas na música. Em colaboração com Laeti, a rapper conhecida pela série Validé, a música relembra um amor passado para enfrentar melhor o futuro, sem amargura. Interpretada em francês e espanhol, “Tú Te Vas” ressoa com qualquer pessoa que tenha sofrido a dor de um rompimento. É uma música universal, sem fronteiras, que mergulha nas profundezas das emoções e, apesar da frase recorrente e definitiva “j’reviendrai jamais” (eu nunca voltarei), não exclui nenhuma possibilidade de futuro. O que restará são os fantasmas, os beijos compartilhados e as fotos de alguém que já foi amado (e talvez ainda seja amado), e tudo isso, quando a dor passar, trará sorrisos, os sorrisos daqueles que amaram livremente e são gratos por isso. É uma mensagem de esperança, uma recusa em manchar o que era forte, sincero e intenso.
É também uma música que Laeti só poderia ter escrito com Manu Chao. O amor não pode ser cantado com peso, e Manu Chao sempre soube como expressar sentimentos com um verdadeiro senso de simplicidade e uma saudável arte do contraste (“Me Gustas Tú”, “Je ne t’aime plus”), nunca caindo na indecência e exaltando as emoções humanas: “Acho que você tem que ir para as coisas simples. A complexidade trouxe o mundo até onde estamos hoje. Embora eu ache que, para chegar às coisas simples, você tenha que passar pela complexidade primeiro… de qualquer forma, o que me faz feliz é criar projetos simples e compor músicas simples,”
É outra melodia cheia de ternura, na qual o ego não tem realmente nada a dizer. “Tu t‘en vas, pour toujours et tu seras toujours là, quelque part.”
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Música
Em Hollywood, Pietro Krauss é elogiado pelo produtor de Grey ‘s Anatomy
Publicado
2 semanas atrásem
6 de novembro de 2024Beto Skubs, renomado produtor da série, destaca o talento e as raízes brasileiras de Krauss em encontro em Los Angeles
Pietro Krauss, jovem cineasta brasileiro em ascensão em Hollywood, recebeu elogios de Beto Skubs, produtor de Grey’s Anatomy, durante um encontro especial em Los Angeles. Beto, também brasileiro e renomado por seu trabalho na série médica, visitou a casa de Pietro em Bel-Air, onde presenteou o cineasta com um roteiro autografado de Grey’s Anatomy. A dedicatória dizia: “Pietro, é uma honra conhecê-lo e compartilhar um pouco do seu incrível talento. Aqui é 019.”
Pietro explicou o significado da frase em um post no Instagram: “Aqui é 019″ é uma brincadeira nossa, já que nascemos na mesma região do Brasil — eu em Limeira e ele em Piracicaba. É nossa maneira de manter as raízes vivas, mesmo de longe.”
Beto Skubs, que atuou como roteirista e produtor de Grey’s Anatomy, é conhecido por destacar a cultura brasileira na série, trazendo talentos como Bianca Comparato e Eduardo Muniz, além de incorporar elementos brasileiros nos episódios, como bandeiras, camisas da seleção e diálogos em português. Embora não trabalhe mais na série, seu legado permanece evidente nas contribuições que fez para promover a cultura brasileira em um dos programas mais icônicos da televisão.
Esse encontro entre dois talentos brasileiros em solo americano destaca não só a excelência de ambos em suas áreas, mas também a força das raízes que compartilham. Em uma indústria competitiva como a de Hollywood, o reconhecimento de alguém tão estabelecido como Beto Skubs consolida ainda mais a ascensão de Pietro Krauss como um nome a ser observado no cinema internacional.
Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.
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