Conecte-se Conosco

Entretenimento

‘Histórias Grapiúnas’: com sessões lotadas em setembro, espetáculo volta ao Teatro Sesi

Publicado

em

Após temporada de sucesso, a peça que promove resgate histórico dos povos tradicionais do Sul da Bahia faz novas apresentações na sexta (20) e no domingo (22)

O espetáculo “Histórias Grapiúnas” está de volta ao palco do Teatro Sesi Rio Vermelho, em Salvador, neste fim de semana. Após quatro apresentações com todos os ingressos vendidos, o elenco da Companhia Teatro Griô promove duas apresentações na sexta-feira (20) e domingo (22), às 20h, com ingressos que custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), disponíveis na plataforma Sympla.

“Histórias Grapiúnas” é fruto de uma pesquisa histórico-artística realizada pelo grupo sobre a saga heroica de lideranças do candomblé e tupinambás do Sul da Bahia.

Diretor da peça, o ator e dramaturgo Rafael Morais ressalta que “o espetáculo propicia uma viagem mediante o contato com mitos, causos, lendas e histórias de vida de pajés, caciques, pais e mães de santo, que além de devotados líderes de suas comunidades, intercambiaram com os artistas da Companhia Teatro Griô com muita cumplicidade e se revelaram exímios e admiráveis contadores de histórias”. Rafael Morais também destaca que a meta é levar a experiência imersa em encantamento, histórias, dramas e poesia para os terreiros, outros teatros e aldeias do Sul da Bahia.

“Histórias Grapiúnas” – O espetáculo tem dramaturgia e direção de Rafael Morais; Cenário e Figurinos de Tânia Soares; Direção Musical de Luciano Salvador Bahia; Luz de Ruhan Álvares; Assistência de Dramaturgia de Gabriela Sampaio e elenco da Companhia Teatro Griô.

“Histórias Grapiúnas” traz o olhar da Companhia Teatro Griô sobre narrativas que se mantiveram à margem da história oficial do país, no lastro de oralidade que ainda permanece vivo, submerso nas tramas e memórias das primeiras histórias brasileiras: mitos, histórias de vida, causos e lendas do Sul da Bahia, também conhecida como região cacaueira ou nação grapiúna.

A palavra grapiúna tem origem tupi e está relacionada ao grande número de aves de plumagem preta, como jacus, macucos, mutuns e diversas outras que enriquecem a região da costa do cacau. Grapiúna também é o nome dado pelos sertanejos aos primeiros habitantes do litoral. A região grapiúna é fonte riquíssima de histórias de tradição oral, de matrizes diversas, misturando referências das culturas afro-brasileiras, indígenas, árabes e europeias.

O espetáculo nasceu de uma instigante pesquisa realizada em parceria entre a Companhia Teatro Griô e os Terreiros Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon e Matamba Tombenci Neto, ambos com sua ancestralidade marcada pela história de antepassados heroicos que marcaram a existência do Engenho de Santana – fundado em 1534, como a extraordinária sacerdotisa Mejigã, advinda de Ilexá, na Nigéria, para este engenho situado na chamada Mata do Camacã, assim como a notável Iyá Tidu, fundadora do Terreiro Aldeia de Angorô (primeiro nome do Matamba Tombenci Neto), em 1885, no mesmo Engenho de Santana. Além destes antepassados históricos, o espetáculo Histórias Grapiúnas se inspira também em lideranças contemporâneas como Pai Ruy Póvoas, descendente de Mejigã e Mãe Hilsa Mukalê, descendente de Iyá Tidu. Em cena serão desvelados momentos marcantes, repletos de dor, coragem, emoção e resistência, da saga destes tradicionais terreiros grapiúnas e seu povo de santo.

A pesquisa também adentrou, a convite de lideranças tupinambás parceiras do Sul da Bahia, pela Terra Indígena Tupinambá de Olivença, através do encontro com Claudio Magalhães, com o Cacique Alicio Amaral e sua família, e das lideranças da Aldeia Serra do Padeiro, Dona Maria Tupinambá e Célia Tupinambá. O espetáculo revela o heroísmo e a resistência do povo tupinambá, sua luta, regeneração e retomada da terra. Homenageando heróis excepcionais como o Caboclo Marcelino, primeiro indígena degredado do Brasil e a lendária Cabocla Jupiara, que miticamente se encanta numa imensa cobra que protege as matas grapiúnas.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:
O Quê: Espetáculo “Histórias Grapiúnas”
Onde: Teatro SESI Rio Vermelho
Quando: 20 e 22 de outubro, às 20h.
Ingressos à venda no Sympla
Crédito das Fotos: Eduardo Mafra
Contato para entrevistas: (71) 98736-8012

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Alessandro Maia, o sertanejo mais requisitado de Brasília

Publicado

em

De

Alessandro Maia é um cantor sertanejo com 15 anos de carreira profissional, reconhecido por ter o repertório mais atualizado de Brasília. Com uma trajetória marcada pela determinação e paixão pela música, Alessandro construiu seu caminho desde muito cedo.

Nascido em Cafelândia, Paraná, ele descobriu sua paixão pela música ainda na infância, começando a cantar aos 4 anos de idade. Aos 10 anos, Alessandro tomou a corajosa decisão de se mudar para São Paulo em busca de seu sonho de viver da música. Contudo, os primeiros passos não foram fáceis. Alessandro enfrentou a dura realidade de viver nas ruas, mas nunca perdeu a esperança.

Sua grande chance veio quando participou de um concurso no programa da Ana Hickmann, na Record, e ficou em segundo lugar. Com o prêmio, comprou uma caixa de som e começou a cantar nos calçadões da 25 de Março, onde suas apresentações chamavam a atenção das pessoas.

Com o tempo, Alessandro começou a se apresentar em casas de shows e, aos 16 anos, um vídeo seu chegou até o jogador Neymar, que o convidou para cantar em sua casa. Esse convite foi um ponto de virada na sua carreira.

Alessandro também participou do programa X-Factor Brasil, na Band, onde se destacou entre mais de 100 mil candidatos e foi o último cantor sertanejo a permanecer no programa. Após isso, fez turnês pelo Nordeste, se apresentando em estados como Pernambuco e Alagoas, e dividiu o palco com artistas famosos como Matheus e Kauan, Gabriel Diniz e Wesley Safadão.

Hoje, com 25 anos, Alessandro vive em Brasília e é um dos artistas mais procurados da região. Ele realiza cerca de 28 shows por mês, em eventos corporativos, casamentos, aniversários e casas de shows. O jovem cantor destaca que o seu sonho é ser um artista reconhecido nacionalmente, e tem fé que sua hora vai chegar.

“Apesar de ainda não ter alcançado meu sonho de ser um artista nacional, não desisto e sei que minha hora vai chegar”, afirma o cantor

Para acompanhar as novidades do cantor siga-o em suas redes sociais @alessandromaiaoficial

Via @silvio_maia_

Continue lendo

Entretenimento

Destaque da musica urbana de Salvador, Aurea Semiseria anuncia “Mahi Mahi

Publicado

em

De

(Foto:@karlabrights)

A faixa chega em todos os apps de música a partir desta quinta-feira (22)

FAÇA O PRÉ-SAVEhttps://umg.headmedia.com.br/mahimahi

Instagram | Spotify | YouTube

A “Big Mama” vem com tudo! Áurea Semiseria mostrou toda a sua essência em seu single de lançamento e continua os trabalhos com “Mahi Mahi”, que chega aos apps nesta quinta-feira (22). Produzida por ÉOCROSS e escrita pela artista ao lado de UnA, a nova faixa dá sequência ao storytelling que ela quer construir para seu EP de estreia.

Nela, Áurea explora como a força de “Big Mama” ganha vida em todos os momentos: para descontrair e desfrutar de todos os momentos que a vida pode oferecer, garantindo que para ser feliz também é necessário ser forte. Ela revelou que “Mahi Mahi” nasceu de uma conversa com UnA e Sista Katia e da fértil imaginação para um passeio no Marina, um famoso hotel de Salvador, frequentado pela elite.

É uma celebração da leveza, da alegria e do prazer de viver, desafiando as expectativas sobre o que se espera de um corpo e de uma vida como a minha. Quebro os estereótipos, mostrando que, apesar das dificuldades, a vida também é feita de beleza, diversão e momentos compartilhados com amigos e amores. É uma tirada de onda, uma ode ao poder de usufruir do que a vida tem de melhor”, explica Áurea.

A partir dessa história imaginada, o título da música não poderia ter sido mais conveniente. “É a história de um rolé de verão, um amor entre duas mulheres. Quero impressionar essa paquera de verão no meio da minha correria do meu trampo. É um pouco dessa dualidade da minha vida: saio de Cajazeiras para levar minha mulher pro Mahi Mahi”, finaliza.

Ainda neste segundo semestre, Áurea lançará um EP com sete faixas que promete passear por influências diversas como Boombap, Drill, RnDrill, House e Pagodão. O projeto terá beatmakers de peso como Mu540, ÉOCROSS, El Lif Beatz e Apoema, bem como feats da artista com Iza Sabino, UnA e Big Black.

Continue lendo

Entretenimento

Dupla Jhonny e Rahony celebra 25 anos de carreira com gravação de DVD e estreia de Cauan Felipe promete agitar o mundo sertanejo

Publicado

em

De

O talento de Cauan Felipe e do pai brilha na música sertaneja: Uma história de fé e paixão

Com apenas 19 anos, Cauan Felipe já desponta, com a gravação do Dvd como um dos grandes talentos da música sertaneja brasileira. Seu pai Jhonny, da dupla Jhonny e Rahony, o inspirou desde cedo nas apresentações ao vivo e na magia da música, que já tem título e promete mexer com os corações. O single “Fora a Humildade”.

Mesmo com pouco tempo de estrada, ele já tem muitas histórias para contar, uma delas é com o Embaixador de quem é grande fã. Uma experiência marcante em sua vida foi quando ele cedeu sua cama para Gusttavo Lima, mostrando sua generosidade e respeito pelo ídolo.

Com uma voz envolvente e carisma no palco, Cauan está determinado a seguir seu próprio caminho na música, mantendo a fé e a devoção em Deus como suas maiores inspirações.

https://www.instagram.com/reel/C9R439AxALr/?igsh=MWF6YmRyZDd3b3RyeA==

Sua jornada é um testemunho de dedicação e amor pela arte, mostrando que o talento está no sangue e que ele está pronto para brilhar no cenário sertanejo, com um estilo único e energia contagiante.

A celebração dos 25 anos de carreira da dupla Jhonny e Rahony ganha um toque especial com a gravação de um DVD que promete marcar época. A estreia de Cauan Felipe no projeto que promete agitar as estruturas da música sertaneja, unindo tradição e juventude, experiência e frescor.

O futuro promissor da dupla, com a adição do talento de Cauan, é um marco na história da música brasileira, onde o amor e a paixão pela arte transbordam em cada nota e acorde.

Continue lendo

Destaque