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Música

Jota 3 e Léo Grijó levam “Jamming”, de Bob Marley, para um passeio pelo afrobeats

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Novo single inaugura projeto “Marley Grooves”

Como seria ouvir um dos maiores sucessos de Bob Marley no estilo do afrobeats, um dos gêneros musicais mais celebrados da atualidade? A resposta para esta pergunta vai fazer você dançar já nas primeiras notas musicais. O cantor e compositor Jota 3 se une ao produtor Léo Grijó para apresentar uma interpretação moderna e vibrante de “Jamming”, um clássico do álbum Exodus, de Bob Marley.

Indo muito além de um simples cover, o novo single, pautado nas batidas do afrobeats e do dancehall, é uma homenagem ao legado do rei do reggae. A música chegou nas principais plataformas com um videoclipe, uma produção audiovisual dirigida pelo multi-artista Tavn, estrelado pelas Dancehall Queens Cahzim e Karoline Pereira, celebrando o Dia Internacional do Reggae neste mês de julho.

“Jamming” inaugura o projeto Marley Grooves, uma série mensal que promete versões dinâmicas, dançantes e modernas dos clássicos do ícone jamaicano. Combinando uma vibe urbana que, ao mesmo tempo, é totalmente enraizada nas raízes da reggae music, o projeto quer alcançar uma audiência diversificada.

Esta versão inédita de ‘Jamming’ é uma homenagem sincera a Bob Marley, incorporando nossa própria interpretação, enquanto respeitamos profundamente a herança musical que ele deixou para o mundo”, afirmou Jota 3 sobre o projeto.

“Estamos entusiasmados em apresentar o projeto ‘Marley Grooves’, onde reinterpretamos os clássicos de Bob Marley com uma abordagem de pista, criando uma ponte entre a música jamaicana lendária e os ritmos globais mais dançantes. É uma fusão de culturas e estilos que promete contagiar e inspirar”, destaca Léo Grijó, conhecido pelas suas produções para artistas como Flora Matos, Don L, Nego Gallo e Black Alien, entre diversos outros.

Sobre Jota 3

Jota 3 é um cantor, compositor e MC brasileiro que emergiu da vibrante cena underground do Espírito Santo nos anos 90, onde se destacou como um dos precursores do rap na região. Com uma carreira enraizada na autenticidade e na inovação musical, Jota 3 lançou três discos independentes antes da era digital, ganhando reconhecimento nacional e internacional ao contribuir para coletâneas renomadas, incluindo a trilha sonora do jogo FIFA STREET 2 em 2006.

Sua figura cosmopolita reflete sua personalidade e identidade visual marcantes, moldadas por experiências vividas na Europa, especialmente em Londres, onde mergulhou na cultura dos soundsystems e clubs locais, influenciando profundamente sua música.

Em 2016, Jota 3 lançou o aclamado álbum “Amplificado”, um marco que o consagrou como um artista singular na cena reggae/dub nacional. O álbum contou com colaborações de mestres jamaicanos como Sly and Robbie e BNegão (Planet Hemp), solidificando seu status na indústria musical brasileira.

Ao retornar ao Brasil, Jota 3 se estabeleceu como MC do sistema de som carioca Digitaldubs, apresentando-se em palcos e festivais de renome nacional como Rock In Rio, Universo Paralello e Circo Voador, onde consolidou sua presença impactante até o início da pandemia da Covid-19 em 2020. Mesmo sem lançamentos recentes, ele acumula quase 2 milhões de reproduções nas plataformas digitais, testemunho da fidelidade de sua base de fãs e da relevância contínua de seu trabalho.

Atualmente baseado em São Paulo, Jota 3 está pronto para iniciar uma nova fase de sua carreira com um trabalho inovador. Seu próximo EP, “LOVE STORIES”, promete explorar uma sonoridade mais comercial, preenchendo uma lacuna no mercado com sua mistura única de dancehall (reggae/rap), afrobeats e reggaeton à brasileira. Este lançamento marca não apenas uma evolução artística, mas também uma celebração do amor como ato revolucionário, como já disse o grande Chico César.

Paralelamente, Jota 3 acaba de lançar o single “Jamming”, parte de seu projeto recente “Marley Grooves” em colaboração com o produtor Léo Grijó. Esta iniciativa visa revigorar os clássicos do ícone caribenho Bob Marley com versões inéditas e altamente dançantes, reafirmando seu compromisso com a música que transcende fronteiras culturais e inspira gerações. Instagram. Spotify

Sobre Léo Grijó

Léo Grijó é um DJ, beatmaker e produtor musical que se destaca na cena pela sua versatilidade e talento excepcionais. Com uma paleta sonora que abrange do reggae ao trap, passando pelo rap e afrobeats, ele colaborou com uma variedade de artistas renomados, como Flora Matos, Don L, Rael, Black Alien, entre outros.

Sua identidade musical única é caracterizada pela habilidade de misturar ritmos, estilos e culturas de maneira fluida e inovadora. Léo Grijó está constantemente explorando novas tendências e sonoridades, refletindo isso em seus sets contagiantes que capturam a essência vibrante da música contemporânea.

Atualmente, Léo Grijó está imerso em três projetos:

EP Love Stories: Este trabalho colaborativo com o artista Jota 3 é uma explosão de ritmo e energia, focado na fusão de dancehall, afrobeats e reggaeton, prometendo elevar os padrões da música urbana brasileira.

“Marley Grooves”: Léo Grijó adapta clássicos de Bob Marley com uma estética afrobeats, criando uma conexão inovadora entre a lendária música jamaicana e os vibrantes sons do “naija music”.

“Marrocos Riddim”: Esta Riddim Tape inovadora redefine o dancehall e afrobeats brasileiro, apresentando uma nova perspectiva com a participação de diversos artistas.

Com uma paixão inabalável pela música e um compromisso contínuo com a inovação, Léo Grijó se posiciona como um produtor e artista indispensável para aqueles que buscam novas experiências musicais e uma jornada sonora autêntica e envolvente. Instagram. Spotify.

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Música

“Vivo!”, o icônico disco de Alceu Valença, será relançado em vinil pela Rocinante Três Selos

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O LP foi registrado em 7 de setembro de 1975, no Rio de Janeiro, na última apresentação do espetáculo “Vou Danado pra Catende”.

Em 1976, época em que discos registrados ao vivo ainda eram raridade no Brasil, Alceu Valença lançou o explosivo “Vivo!”. O LP trouxe a trilha sonora de uma performance intensa, energética e contestadora, apresentando ao mundo a música contemporânea pernambucana. A partir de 28 de agosto, os fãs do cantor e compositor terão a oportunidade de ter em mãos uma reedição luxuosa do icônico álbum, assinada pela Rocinante Três Selos.

No fervilhante cenário cultural dos anos 70, Alceu Valença emergiu como um dos mais vibrantes representantes da nova música nordestina com a sua participação no festival Abertura, defendendo “Vou Danado pra Catende”. O pernambucano despontou como o capitão da espaçonave que partiria do Nordeste para sobrevoar o Brasil e, mais tarde, o mundo.

Gravado durante a última apresentação do espetáculo “Vou Danado pra Catende”, no Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1975, o espetáculo foi marcado por um momento de tensão: nos bastidores, antes de subir ao palco, o cantor foi informado da prisão de seu parceiro Geraldo Azevedo pela repressão militar.

No Jornal do Brasil, Alceu definiu seu show: “Quem vier assistir não verá um concerto onde eu sou a figura central. Direção existe, mas é aberta, elástica. Sou o palhaço ou o bobo da corte, às vezes domador. Posso divertir o público ou irritá-lo. Não vou permitir de modo algum que façam do meu sotaque um subproduto. Minha música tem som universal com vivência nordestina”.

E é essa energia que transborda em cada faixa do disco. “Senhoras e senhores, meu cordial boa noite!”, dizia Alceu na abertura do show e do LP. A redoma que o pernambucano deseja destruir, a barreira entre artista e público, estava com os minutos contados. A introdução circense, embalada em viola, flauta, percussão e guitarra viajante estão na corpulenta abertura de “O casamento da raposa com o rouxinol”. O encerramento do lado A é com “Você pensa”, o momento mais pesado, agressivo e fugaz do disco.

“Agora eu vou cantar em pé para sair em gravação, né?”, anuncia Alceu nos primeiros sulcos do lado B de “Vivo!”. É a introdução de um intenso pot-pourri contendo “Punhal de prata”, “O medo”, “Quanto é grande o autor da natureza”, “Cabelos longos” e “Índio quer apito”. “Pontos cardeais”, momento copioso, colérico e tropológico de “Vivo!”, apresentava metáforas que iam de encontro ao que o parceiro Geraldo Azevedo (e tantos outros) passavam nos porões da Ditadura.

A lembrança de Geraldinho volta na canção seguinte, “Papagaio do futuro”, com Alceu comentando que a canção foi defendida no Festival Internacional da Canção de 1972, por ele, Geraldo Azevedo e Jackson do Pandeiro. O encerramento é com “Sol e chuva”: “me mate que eu sou muito Vivo! Vivo! Vivo!”.

A imprensa não cansou de elogiar “Vivo!”, lançado com capa dupla e imagens capturadas por um dos grandes fotógrafos do período, Mário Luiz Thompson. “O show de Alceu teve o clima ideal para fazer desse trabalho o melhor disco ao vivo gravado no Brasil”, escreveu Aloysio Reis na revista Pop.

Nesta edição especial da Rocinante Três Selos, “Vivo!” retorna em vinil preto 180g, com capa dupla, pôster e um encarte que inclui as letras das músicas e um texto exclusivo de Bento Araujo, jornalista e autor da série de livros “Lindo Sonho Delirante”. “Vivo!” continua a ser um testemunho da energia indomável e da paixão de Alceu Valença, um artista que não só vive intensamente o seu tempo, mas também o moldou com sua arte.

Tracklist:

Lado A
1. O casamento da raposa com o rouxinol (Alceu Valença) – 6:07
2. Descida da ladeira (Alceu Valença) – 5:06
3. Edipiana nº 1 (Alceu Valença, Geraldo Azevedo) – 4:52
4. Você pensa (Alceu Valença) – 3:22
Lado B
1. Punhal de prata (Alceu Valença) – 7:02
2. Pontos cardeais (Alceu Valença) – 4:22
3. Papagaio do futuro (Alceu Valença) – 5:41
4. Sol e chuva (Alceu Valença) – 4:35

Projeto Rocinante Três Selos

A paixão pelo vinil une três grandes nomes do mercado nacional em uma colaboração inédita. A fábrica Rocinante, localizada em Petrópolis, agora prensará uma seleção exclusiva de discos a partir de novembro, em uma parceria com a Três Selos. Esta curadoria, licenciada pela própria Rocinante, conta também com a contribuição da Tropicália Discos, uma loja icônica do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de expertise na divulgação da música brasileira.

Essas referências do mercado se unem para apresentar com excelência algumas das obras mais marcantes da música brasileira, incluindo nomes consagrados como Chico César, Gilberto Gil, Pabllo Vittar, Hermeto Pascoal, Novelli, Tulipa Ruiz, Céu e Baiana System. Com um projeto gráfico inovador e utilizando as melhores prensas de vinil do país, essa parceria promete elevar ainda mais a música brasileira, celebrando sua riqueza e diversidade em cada lançamento.

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Música

Manu Chao compartilha seu novo single “Tú Te Vas” feat. Laeti

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PARTE DE SEU PRÓXIMO ÁLBUM VIVA TÚ, PREVISTO PARA 20 DE SETEMBRO

Escute aqui.

Depois de “Viva Tú” e “Sao Paulo Motoboy”, Manu Chao revela “Tú Te Vas”, o terceiro single de seu próximo álbum, Viva Tú, que será lançado em 20 de setembro. O álbum, uma obra de arte poliglota e unificadora, funde gêneros em uma coleção vibrante de cartões postais coloridos e cheios de alma que colocam o ser humano no centro de tudo. 

 “Tú Te Vas” é uma balada delicada e sensível que conta a história de duas almas que decidem se separar. Fiel ao estilo de Manu Chao, a dor e a luta da existência são capturadas na música. Em colaboração com Laeti, a rapper conhecida pela série Validé, a música relembra um amor passado para enfrentar melhor o futuro, sem amargura. Interpretada em francês e espanhol, “Tú Te Vas” ressoa com qualquer pessoa que tenha sofrido a dor de um rompimento. É uma música universal, sem fronteiras, que mergulha nas profundezas das emoções e, apesar da frase recorrente e definitiva “j’reviendrai jamais” (eu nunca voltarei), não exclui nenhuma possibilidade de futuro. O que restará são os fantasmas, os beijos compartilhados e as fotos de alguém que já foi amado (e talvez ainda seja amado), e tudo isso, quando a dor passar, trará sorrisos, os sorrisos daqueles que amaram livremente e são gratos por isso. É uma mensagem de esperança, uma recusa em manchar o que era forte, sincero e intenso.

É também uma música que Laeti só poderia ter escrito com Manu Chao. O amor não pode ser cantado com peso, e Manu Chao sempre soube como expressar sentimentos com um verdadeiro senso de simplicidade e uma saudável arte do contraste (“Me Gustas Tú”, “Je ne t’aime plus”), nunca caindo na indecência e exaltando as emoções humanas: “Acho que você tem que ir para as coisas simples. A complexidade trouxe o mundo até onde estamos hoje. Embora eu ache que, para chegar às coisas simples, você tenha que passar pela complexidade primeiro… de qualquer forma, o que me faz feliz é criar projetos simples e compor músicas simples,”

 É outra melodia cheia de ternura, na qual o ego não tem realmente nada a dizer. “Tu ten vas, pour toujours et tu seras toujours là, quelque part.”

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

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Música

Em Hollywood, Pietro Krauss é elogiado pelo produtor de Grey ‘s Anatomy

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Beto Skubs, renomado produtor da série, destaca o talento e as raízes brasileiras de Krauss em encontro em Los Angeles

Pietro Krauss, jovem cineasta brasileiro em ascensão em Hollywood, recebeu elogios de Beto Skubs, produtor de Grey’s Anatomy, durante um encontro especial em Los Angeles. Beto, também brasileiro e renomado por seu trabalho na série médica, visitou a casa de Pietro em Bel-Air, onde presenteou o cineasta com um roteiro autografado de Grey’s Anatomy. A dedicatória dizia: “Pietro, é uma honra conhecê-lo e compartilhar um pouco do seu incrível talento. Aqui é 019.”

Pietro explicou o significado da frase em um post no Instagram: “Aqui é 019″ é uma brincadeira nossa, já que nascemos na mesma região do Brasil — eu em Limeira e ele em Piracicaba. É nossa maneira de manter as raízes vivas, mesmo de longe.”

Beto Skubs, que atuou como roteirista e produtor de Grey’s Anatomy, é conhecido por destacar a cultura brasileira na série, trazendo talentos como Bianca Comparato e Eduardo Muniz, além de incorporar elementos brasileiros nos episódios, como bandeiras, camisas da seleção e diálogos em português. Embora não trabalhe mais na série, seu legado permanece evidente nas contribuições que fez para promover a cultura brasileira em um dos programas mais icônicos da televisão.

Esse encontro entre dois talentos brasileiros em solo americano destaca não só a excelência de ambos em suas áreas, mas também a força das raízes que compartilham. Em uma indústria competitiva como a de Hollywood, o reconhecimento de alguém tão estabelecido como Beto Skubs consolida ainda mais a ascensão de Pietro Krauss como um nome a ser observado no cinema internacional.

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