Uma das partes mais importantes do marketing e por consequência das vendas é estar presente no mesmo local que o seu consumidor, não é atoa que vemos marcas de cervejas e refrigerantes gastando quantias absurdas para estarem jogos de futebol e demais esportes, pois elas sabem do retorno em potencial.
Existem diversos fatores e benefícios de uma empresa estar nas redes socias, poderíamos passar o dia todo apenas pontuando quais conseguíssemos pensar, uma vez que o potencial de influenciar pessoas na internet é muito maior do que em mídias tradicionais.
E apenas levando em conta o que foi dito por um dos maiores empreendedores e visionários de nosso tempo, Bill Gates “em pouco tempo haverá apenas dois tipos de empresas, aquelas que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.
Essa previsão foi feita há alguns anos e a cada dia que se passa mostra-se mais e mais assertiva, pois, de fato, o tempo está mostrando que as empresas que não investem no mundo digital perdem cada vez mais clientes e logo vão estar de portas fechadas por conta da concorrência que saber fazer o uso do mundo da internet.
E não precisa ser um gênio visionário para perceber que é verdade, hoje em dia bilhões de pessoas passam boa parte dos seus dias na internet, sendo fonte de estudo, entretenimento, local de comunicação com a família e até mesmo trabalho.
Apenas os brasileiros passam em média 9h por dia navegando na internet, e mais de um terço desse tempo é gasto em redes sociais, ou seja, estão em um local no qual podem se posicionar gratuitamente e alcançar uma enorme base de clientes e possíveis compradores.
A cada dia que se passa mais e mais as empresas que não estão na internet ou não possuem soluções digitais perdem seus clientes para as que possuem, e abrir mão de tais benefícios pode significar o fim de seu negócio.
De qualquer forma, não é tão simples assim, toda empresa pode se posicionar na internet mesmo que de forma amadora, mas conseguir extrair todos os melhores resultados dos posicionamentos digitais não é para qualquer e requer muito preparo e entendimento do assunto.
Se o seu desejo é melhorar os seus números, com maior visibilidade e cliente através da internet veio ao lugar correto, pois, neste artigo você vai conseguir encontrar tudo o que precisa saber para começar, desde qual rede social escolher a até como fazer o perfil crescer.
Encontre a rede social perfeita
Agora que você compreende a importância de investir em redes sociais, é preciso saber qual ou quais delas se encaixam em seu negócio, pois, todas possuem um público alvo e um perfil de usuários.
Sendo assim, vamos a um rápido perfil médio por plataforma:
- YouTube -96 % dos jovens com até 34 anos utilizam a plataforma diariamente, sendo que mais de 60 % são homens. O site possui um público muito generalista, sem dar maior foco para um nicho ou especificidade;
- Facebook – O FB no Brasil possui mais de 130 milhões de usuários ativos, sendo cerca de 51 % mulheres . 60 % de todos os usuários possuem mais de 35 anos de idade;
- Instagram – No Brasil o instagram possui cerca de 69 milhões de pessoas ativas diariamente, sendo que ao todo 40 % de todas as pessoas com mais de 13 anos fazem uso da rede. O público é muito mais jovem e acostumado com estímulos visuais, mais de 90 % de todas as marcas do mundo estão na rede.;
- Pintrest – Com um público majoritariamente feminino, se encaixa perfeitamente para nichos como roupa, casa e beleza;
- Tik Tok – A mais nova rede que é extremamente consolidada como uma febre há mais de 2 anos ganha o prêmio de app mais baixado, focado no que é belo, chamativo e rápido, conta com um público médio menor de 18 anos e em sua maioria mulheres.
Escala
Estar nas redes sociais é ter uma porta aberta para clientes do mundo todo, você pode facilmente ser abordado por pessoas interessadas em seu produto que estão em outro continente.
Com isso, a possibilidade de escala de sua empresa se amplia exponencialmente e como consequência os resultados.
Baixo preço de anúncio
Sem dúvidas alguma a melhor coisa relacionada a sua presença digital é que ganha um grande canal de marketing gratuito, mas caso deseje alcançar melhores resultados pode optar por processos de como anunciar no instagram.
Sabendo como fazer anúncios corretamente você pode gastar por volta de R$ 40 para alcançar 1000 pessoas, deixando os resultados ainda mais expressivos.
A sua rede social é uma vitrine
Sendo assim, muito cuidado com o que posta, e para começar corretamente a sua presença digital, invista em catálogos de vendas, apresentação de produtos e serviços, aposte em stories para tirar dúvidas de clientes e criar uma relação mais próxima com consumidores.