Conecte-se Conosco

Cinema

Retomada do cinema no Brasil: entenda os números

Publicado

em

O cinema brasileiro foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Agora, com a retomada das atividades, o segmento espera recuperar o prejuízo. E, de acordo com os dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o primeiro semestre de 2022 foi bastante positivo. Para se ter uma ideia, as salas do Brasil já receberam 44,5 milhões de espectadores. Tal feito quase alcançou os números do final de 2021, que registrou um público total de 52,6 milhões de pessoas. No primeiro semestre de 2022, o segmento arrecadou cerca de R$ 869,9 milhões, um pouco abaixo do total de 2021, que somou R$ 918,9 milhões. O resultado foi impulsionado por filmes de grandes estúdios, como Disney, Warner e Paramount.

Quais foram os impactos do coronavírus no cinema brasileiro?

A Ancine destacou que a indústria cinematográfica foi muito impactada com a pandemia da Covid-19. Naquele período, os estabelecimentos fechados (sem prazo de retorno), estreias bilionárias adiadas e produções pausadas foram um dos principais desafios. Mesmo com a reabertura no fim de 2020, as empresas não tiveram um cenário favorável, uma vez que foi necessário lidar com limite de público alterado e protocolos de combate à disseminação da doença. Para piorar, o crescimento dos serviços de streaming e a redução da janela de exibição também afetaram a remota do cinema brasileiro.

Como as plataformas de streamings se consolidaram no país?

A crise sanitária foi o estopim para que vários estúdios apostassem nos próprios streamings no Brasil, como Disney e HBO. Para atrair e manter assinantes, esses serviços aumentaram em 243% o investimento em publicidade, segundo um levantamento do Kantar Ibope Media. Ainda de acordo com o estudo, os  players atingiram quase 42% dos indivíduos em um mês dentro do domicílio. Há vários motivos que justificam esse crescimento, como:
  • Baixa mensalidade;
  • Catálogo de novos filmes e séries;
  • Produtos mais antigas;
  • Sistema funcionando em todos os tipos de dispositivos;
  • Facilidade de navegação.
A Netflix, um dos principais serviços por assinatura do mercado, superou mais de 200 milhões de assinantes durante o coronavírus. Por outro lado, logo no primeiro trimestre de 2022, a plataforma precisou, pela primeira vez na história, demitir colaboradores. O fim do lockdown e o aumento da concorrência foram os responsáveis por essa drástica medida.

Quais são as principais estreias de 2023?

Após a retomada do cinema do Brasil, a expectativa é que 2023 seja um ano ainda melhor para a indústria. Afinal de contas, várias produções devem ser lançadas no decorrer do ano. Prepara o seu balde de pipoca personalizado e confira as novidades:
  • Kraven, O Caçador: 12 de janeiro de 2023;
  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania: 16 de fevereiro de 2023;
  • Dungeons & Dragons: 3 de março de 2023;
  • Shazam: 17 de março de 2023;
  • John Wick 4: 23 de março de 2023;
  • Guardiões da Galáxia 3: 5 de maio de 2023;
  • Velozes & Furiosos 10 – Parte 1: 19 de maio de 2023;
  • A Pequena Sereia: 26 de maio de 2023;
  • Indiana Jones 5: 29 de junho de 2023;
  • The Marvels: 27 de julho de 2023;
  • Oppenheimer: 20 de julho de 2023;
  • Barbie: 20 de julho de 2023;
  • Tartarugas Ninjas: 03 de agosto de 2023;
  • O Exorcista (Reboot): 13 de outubro de 2023;
  • Duna II: 23 de novembro de 2023;
  • Wonka: 14 de dezembro de 2023.
É importante reforçar que essas datas podem sofrer alterações ao longo do ano. Portanto, fique atento em relação às notícias do cinema para não perder nenhum detalhe.

Celebridades

Publicado

em

De

O audiovisual de Minas Gerais tem presença confirmada no LatAm Content Meeting 2025, que acontece de 10 a 12 de março no Rio de Janeiro. O evento internacional, dedicado a conteúdos de não-ficção, é voltado para profissionais do audiovisual, com o propósito de fomentar conexões e gerar oportunidades de negócios, promovendo a integração dos profissionais do audiovisual da América Latina com parceiros globais.

Serão apresentadas 19 produções de Minas Gerais, representadas por 14 produtoras filiadas ao SINDAV-MG, vindas de Belo Horizonte, Cataguases, Ouro Preto e Varginha. Para a presidente da SINDAV-MG, Daniela Fernandes Alves, o evento é uma oportunidade de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, além de estimular a coprodução e a distribuição dos filmes dentro e fora do país.

As produtoras participantes são: Bezouro Filmes, com a série “Expedição Azulejaria Brasileira” de Bruno Pacheco; a Camisa Listrada Produções Audiovisuais com o filme “A Engenharia do Crime” de Fernanda Araújo e a 3ª temporada da série “Coisas Daqui” de João Flores; a Espacial Filmes com os longas “Roça Wiskey” e “Sá Rainha e os Capitães do Mar”, os dois de Igor Bastos; Faz Cultura Produtora com “Magos da Cultura Popular” de Idmara Galo; a Guerrilha.Co com os “Além da Paisagem”  e  “O Ambientalista” de Marcelo Marques; a Immagini Animação com “A Jornada da Cachaça” de Carlos Ribas e “Canastra, O queijo de Ouro” de Guilherme Reis; Le Petit com os médias-metragens “Mercearias de Beagá” de Nani Rodrigues e Marcos Londero, e “Candeeiro do Vale” de Daniela Fernandes e Marcella Cabral.

Também estarão presentes: Navalha Produtora Audiovisual com “Um Lugar Borum-Kren” de Maíra Lana; Ouseria Produções com o curta “Coletivo Pérola Negra” de Reginaldo Marques Silva; Ponta Anzol Filmes com “Outubro” de Vinícius Correia; Sabotage Filmes “Brasil Hip Hop – As Origens de Uma Cultura” de Daniel Veloso e Gustavo Brandão; StoryLab com “AutoFicção” de Ricardo Targino; Tangente Filmes com a série “Tambaquari” de Isael Maxakali  e Filipe Schettini e Trade Produção com “Estadual Central – Arquitetura do Livre Pensar” de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão.

A presença mineira no LatAm Content Meeting 2025 acontece graças a uma iniciativa do SINDAV-MG em parceria com a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, uma das patrocinadoras do evento, e a MINAS PLAY, plataforma pública de streaming com conteúdos exclusivos que valorizam a cultura e as singularidades do estado de Minas Gerais. “A participação do audiovisual mineiro neste evento é de extrema importância, pois proporciona visibilidade para expressiva produção local e fortalece a presença de Minas Gerais no cenário global, abrindo portas para novas parcerias e desenvolvimento de projetos internacionais.”, observa a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.

Sobre a Codemge e o Audiovisual: setor estratégicoA Codemge já possui um histórico de parceria com o audiovisual mineiro.Ao longo dos anos, a Companhia investiu milhões no setor de audiovisual mineiro, por meio de editais, patrocínio de eventos e realização das primeiras edições da MAX. Foram lançados seis editais – três para produção de roteiros, um em parceria com a Rede Minas e três para produção de longas-metragens em parceria com a Ancine, contemplando 96 projetos audiovisuais.

Reconhecendo toda a potencialidade do audiovisual a CODEMGE retoma suas ações de forma estratégica para internacionalização do audiovisual mineiro.

Sobre o SINDAV- MGCriado em 2008, o SINDAV-MG – Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais – tem como objetivo fortalecer as atividades de produção audiovisual, construir redes e representatividade e contribuir para a construção de políticas públicas para o setor.”Conectando Olhares, Ampliando as Fronteiras do Audiovisual Mineiro” é a mais recente iniciativa do SINDAV, com o objetivo de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, estimular a coprodução e distribuição de nossos filmes no mercado nacional e internacional e ampliar as oportunidades de negócios para a indústria cinematográfica mineira.

 

 

Sites:codemge.com.brsindav.com.brminasplay.comlatamcontentmeeting.com

Nas redes sociais:www.instagram.com/sindavmgwww.instagram.com/latamcontentmeeting

 

Continue lendo

Celebridades

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RECEBE A EXPOSIÇÃO ‘ENTRE O AIYÊ E O ORUN’.

Publicado

em

De

A mostra reúne trabalhos de 14 artistas inspirados nas narrativas afro-brasileiras e fica em cartaz de 11 de março a 04 de maio.

A CAIXA Cultural São Paulo recebe, a partir de 11 de março, a exposição Entre o Aiyê e o Orun com a temática centrada nos mitos da criação do mundo das religiões afro-brasileiras.

Na mostra, estarão reunidos trabalhos de 14 artistas, em técnicas diversas, em cujas obras as narrativas afro-brasileiras estão fortemente representadas. Pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, instalações e as mais variadas expressões, linguagens e técnicas dão forma à exposição, que tem entrada franca e poderá ser visitada até 04 de maio com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

A produção é da Janela do Mundo com coprodução da Hasta La Luna. Para a abertura da mostra, na terça-feira (11), a curadora Thais Darzé acompanhará o público em uma visita guiada às 11h. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia. Entre o Aiyê e o Orun tem como objetivo colocar em pauta a produção artística afro brasileira influenciada pela cosmologia africana, num movimento de reconhecimento e valorização das matrizes culturais.

Além da relevância artística dos trabalhos expostos, ainda se destaca a diversidade de suportes e técnicas apresentadas, exaltando a diversidade da produção artística oriunda da Bahia, berço da cultura africana no Brasil.

A mostra contempla expoentes das artes plásticas como Agnaldo dos Santos (1926 1962), Carybé (1911-1997), Emanoel Araújo (1940-2022), Jayme Figura (1959-2023), Mario Cravo Jr. (1923-2018), Mario Cravo Neto (1947-2009), Mestre Didi (1917-2013), Pierre Verger (1902-1996), Rubem Valentim (1922-1991), Ayrson Heráclito, Caetano Dias, J. Cunha, José Adário e Nadia Taquary. “O eixo conceitual da exposição são os mitos da criação do mundo na visão afro-brasileira, dessa forma as obras selecionadas transitam por essa poética”, explica a curadora Thais Darzé.

SERVIÇO: [Exposição] Entre o Aiyê e o Orun’

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Abertura: 11 de março (terça-feira), às 11h Visitação:

11 de março a 04 de maio de 2025 Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h Classificação:

Livre Entrada Franca Acesso a pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal Atendimento à Imprensa:

 

Continue lendo

A Fazenda

Kasablanca lança “Terminal Feeling”.

Publicado

em

De

KASABLANCA LANÇA SEU NOVO SINGLE “TERMINAL FEELING” VIA ANJUNABEATS – ESCUTE AQUI

Kasablanca dá início ao verão com o elegante e envolvente novo single “Terminal Feeling”, que segue os passos dados anteriormente pela sua enorme colaboração “Remission” com Lane 8.

Uma perfeita combinação de house progressivo com elementos de indie e eletrônica, “Terminal Feeling” é simplesmente enorme. Kasablanca tem recebido aclamação por suas performances ao vivo (confira aqui uma apresentação de sua versão da música “Breathe” de The Prodigy), e “Terminal Feeling” certamente será muito comentada ao longo da temporada de festivais de verão.

Entrando na cena da música eletrônica em 2020 com seus primeiros lançamentos, Kasablanca rapidamente se destacou mais tarde naquele mês de julho com o lançamento de sua colaboração de sucesso com Lane 8, “Run”. Reproduzida mais de 40 milhões de vezes em todo o mundo desde o seu lançamento – atingindo o primeiro lugar na SiriusXM BPM, e ouvida inúmeras vezes ao vivo nos principais palcos de festivais ao redor do mundo – Kasablanca e Lane 8 se uniram mais uma vez no início deste ano com seu último lançamento colaborativo, “Remission”, que recebeu críticas e atenção elogiosas em todo o mundo.

Escute:

https://anjunabeats.co/lyjplv5

Após um 2022 e 2023 enormes, que viram Kasablanca rodando o mundo e tocando em alguns dos locais mais conhecidos como Coachella, Printworks, Red Rocks e The Gorge, sua turnê no final de 2023 foi interrompida após revelar que o vocalista Mickey foi diagnosticado com câncer. Após um breve hiato de turnês e música no início de 2024, “Remission” marcou o retorno oficial de Kasablanca após a estreia da faixa durante seu set ao vivo no Ultra Music Festival em Miami, Chile e Peru.

Kasablanca fará turnê durante todo o verão em apoio a “Terminal Feeling” e a uma série de novidades ainda não lançadas pela Anjunabeats. Destaques incluem paradas no City Fox (Brooklyn), Bonnaroo, Ultra Europe, Outside Lands, Elements Festival, Fabric (Londres) e Melkweg (Amsterdam), para citar alguns. Para mais informações sobre shows de Kasablanca, visite: https://kasablanca.ffm.to/tourdates

DATAS DA TURNÊ:

1/6 – Brooklyn, NY – City Fox

7/6 – Denver, CO – Regenerate Denver

8/6 – Kansas City, MO – The Truman

14/6 – Washington, DC – Culture

15/6 – Manchester, TN – Bonnaroo

13/7 – Split, Croatia – Ultra Europe

20/7 – Algarve, Portugal – Zamna

9/8 – San Francisco, CA – Outside Lands

10/8 – Salt Lake, UT – Das Energi (Galactic Flats)

11/8 – Long Pond, PA – Elements Festival

5/9 – Copenhagen – RUST

6/9 – London, UK – fabric

7/9 – Belgrade, Serbia – Hangar Port, Belgrade

12/9 – Amsterdam, NL – Melkweg UP

13/9 – Paris, FR – PopUp!

14/9 – Beirut, Lebanon – Waterfront Warehouse

Escute:

https://anjunabeats.co/lyjplv5

Kasablanca online: 

Facebook | Instagram | Twitter

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram

Continue lendo

Destaque