Cinema
CURTA KINOFORUM ANUNCIA FILMES SELECIONADOS PARA SUA 34ª EDIÇÃO

*** um total de 210 títulos foram escolhidos entre os 3200 inscritos
*** obras de 50 países foram selecionadas
*** produção brasileira representa 19 estados e o Distrito Federal
Foram anunciados os filmes inscritos para o 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece de 24/08 a 3/09, com entrada gratuita.
Das mais de 3200 inscrições recebidas pelo evento, foram selecionadas 210 produções. Elas compõem os Programas Brasileiros (Mostra Brasil, Cinema em Curso e Oficinas Audiovisuais) e as mostras Internacional, Latino-americana, Infantojuvenil, Horizontes, Limite e Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror.
Do Brasil, estão presentes curtas de 19 estados e do Distrito Federal. No total, estão representados 50 países.
Ainda serão anunciados outros 60 títulos convidados, que vão compor os programas especiais e o Foco desta edição.
Criado em 1990, o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. Dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa, o festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade também responsável pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, entre outras atividades.
*** FILMES SELECIONADOS ENTRE OS INSCRITOS ***
PROGRAMAS BRASILEIROS – MOSTRA BRASIL
“‘Romeu e Julieta’ em Libras” (Brasil-RS) – Adriana Somacal
“A Alma das Coisas” (Brasil-RJ) – Douglas Soares e Felipe Herzog
“A Última Vez que Ouvi Deus Chorar” (Brasil-MG) – Marco Antonio Pereira
“Arrimo” (Brasil-SP) – Rogério Borges
“As Miçangas” (Brasil-DF) – Emanuel Lavor e Rafaela Camelo
“Ava Mocoi, os Gêmeos” (Brasil-PR/Cuba) – Vinicius Toro e Luiza Calagian
“Ave Maria” (Brasil-RJ) – Pê Moreira
“Avisa se Voltar” (Brasil-SP) – Jota Carmo
“Big Bang” (Brasil-MG/França) – Carlos Segundo
“Bucho de Peixe” (Brasil-RN) – Johann Jean
“Cabana” (Brasil-PA) – Adriana de Faria
“Cadim” (Brasil-SP) – Luiza Pugliesi Villaça
“Cama Vazia” (Brasil-SP) – Jean-Claude Bernardet e Fábio Rogério
“Casa de Bonecas” (Brasil-MA) – George Pedrosa
“Castanho” (Brasil-AM) – Adanilo
“Contando Aviões” (Brasil-SP) – Fabio Rodrigo
“Deixa” (Brasil-RJ) – Mariana Jaspe
“Despovoado, ou Tudo Que a Gente Podia Ser” (Brasil-SP) – Guilherme Xavier Ribeiro
“Diafragma” (Brasil-AL) – Robson Cavalcante
“Drapo A” (Brasil-RS) – Henrique Lahude e Alix Georges
“Energúmeno” (Brasil-GO) – Luis Calil
“Estrelas de Um Só Hit” (Brasil-SP) – Luisa Guarnieri
“Eu Sou Uma Arara” (Brasil-AP) – Mariana Lacerda e Rivane Neuenschwander
“Fala da Terra” (Brasil-PA-PE) – Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
“Feira da Ladra” (Brasil-SP) – Diego Migliorini
“Firmina” (Brasil-SP) – Izah Neiva
“Habitar” (Brasil-SP) – Antonio Fargoni
“Infantaria” (Brasil-AL) – Laís Santos Araújo
“Lapso” (Brasil-MG) – Caroline Cavalcanti
“LYB” (Brasil-SP) – Felipe Poroger
“Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (Brasil-RR) – Morzaniel Ɨramari
“Mborairapé” (Brasil-SP) – Roney Freitas
“Nada Haver” (Brasil-RJ) – Juliano Gomes
“Nhe‘en-Mongarai / Batismo da Alma” (Brasil-SP-RJ) – Alberto Alvares
“Noite No Ar” (Brasil-SP) – Nino Pereira
“O Chá de Alice” (Brasil-PR) – Simone Spoladore
“O Condutor da Cabine” (Brasil-SP) – Cristiano Burlan
“O Filme Perdido” (Brasil-RN) – Luiza Sader
“O Itinerário de Cicatrizes” (Brasil-MT) – Gloria Albues
“O Nosso Pai” (Brasil-SP) – Anna Muylaert
“Ode” (Brasil-BA) – Diego Lisboa
“Olhares Trêmulos” (Brasil-SP) – Leno Taborda
“Onde a Floresta Acaba” (Brasil-SP) – Otavio Cury
“Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo” (Brasil-SP) – Renato Sircilli
“Pedro e Inácio” (Brasil-PE) – Caio Dornelas
“Peixe Vivo” (Brasil-SP) – Frederico Evaristo e Bob Yang
“Peixes Vivos” (Brasil-SP) – Bru Fotin, Bob Yang e Frederico Evaristo
“Procuro Teu Auxílio Para Enterrar um Homem” (Brasil-ES) – Anderson Bardot
“Provisório” (Brasil-SP) – Wilq Vicente – Mostra Brasil
“Pulmão de Pedra” (Brasil-PB) – Torquato Joel
“Quebra Panela” (Brasil-PE) – Rafael Anaroli
“Quentinha” (Brasil-CE) – Rwanyto Oscar Santos
“Quinze Quase Dezesseis” (Brasil-SP) – Thais Fujinaga
“Ramal” (Brasil-MG) – Higor Gomes
“Rasgão” (Brasil-RS) – Marcio Picoli e Victor Di Marco
“SOLOS” (Brasil-SP) – Pedro Vargas
“Tapuia” (Brasil-SP) – Begê Muniz e Kay Sara
“Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando” (Brasil-RR) – Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami
“Último Domingo” (Brasil-RJ) – Renan Barbosa Brandão e Joana Claude – Mostra Brasil
“Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ” (Brasil-SC) – Flávia Person e Walderes Coctá Priprá e Barbara Pettres
“Vão das Almas” (Brasil-DF) – Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
“Verde” (Brasil-SP) – Rodrigo Ribeyro e Gustavo Auricchio
“Yuri U Xëatima Thë – A Pesca com Timbó” (Brasil-RR) – Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami
PROGRAMAS BRASILEIROS – CINEMA EM CURSO
“As Velas Do Monte Castelo” (Brasil-CE) – Lanna Carvalho
“Batimentos” (Brasil-SP) – Pedro Petriche e Clara Dias
“Combustão Não Espontânea” (Brasil-SP) – Boni Zanatta
“Filhos do Caos” (Brasil-SP) – Lucca Carvalho e Mateus RVC
“Fique na Luz” (Brasil-SP) – David Alves
“JIB” (Brasil-SP) – Lira Kim
“Jorge” (Brasil-SP) – Bruno Laiso Felix
“Manchas de Sol” (Brasil-RS) – Martha Mariot
“Provérbios 26:27” (Brasil-PR) – Plínio Luís Pereira Lopes e Daniel Barbosa
“Quinze Primaveras” (Brasil-CE) – Leão Neto
“Remendo” (Brasil-ES) – Roger Ghil
“Tô Esperando Você Voltar” (Brasil-SP) – Marina Lavarini
PROGRAMAS BRASILEIROS – OFICINAS AUDIOVISUAIS
“Alex” (Brasil-RJ) – Ludmila Curi
“Caramba, Cacilda!” (Brasil-SP) – Ágatha Bueno
“Destemor” (Brasil-SP) – João Vitor Araújo
“Essentia” (Brasil-SP) – Thami Silva
“Promoção” (Brasil-SP) – Hellen Nicolau
“Sob(re) A Pele” (Brasil-SP) – Beatriz Nunes e Ana Carolina Gomes
“Zona Noroeste: Daqui Sou, Aqui Estou” (Brasil-SP) – Rafael Souza e Elizabete Ataliba
MOSTRA LATINO-AMERICANA
“A Cadela” (“La Perra”, Colômbia/França) – Carla Melo Gampert
“Aí Vêm as Rachaduras” (“Vienen las Grietas”, Colômbia/Holanda) – Daniel Mateo Vallejo
“Ángel e Perla” (“Ángel y Perla”, Argentina) – Jenni Merla e Denise Anzarut
“Apneia” (“Apnea”, México) – Natalia Bermúdez
“Arkhé” (México) – Armando Navarro
“Carne de Deus” (“Carne de Dios”, Argentina/México) – Patricio Plaza
“Contos Excepcionais de uma Jovem Equipe Feminina: As Rubras” (“Contos Excepcionales de un Equipo Juvenil Femenino: Las Rojas”, Argentina/Venezuela) – Tom Espinoza
“Gloria” (Colômbia) – Diego Cortés, Daniela Briceño e Blanca Castellar
“Mãos Alheias” (“Manos Ajenas”, México) – Adrián Monroy Molina
“Maré Baixa” (“Bajamar”, Colômbia/Espanha) – Juana Castro
“Mein Buch” (Argentina) – Max Mirelmann
“Negro o Mar” (“Negro el Mar”, Colômbia) – Juan David Mejía Vásquez
“O Fim Justifica os Medos” (“El Fin Justifica los Miedos”, Argentina) – Marcos Montes de Oca
“O Golfinho” (“El Delfín”, Uruguai) – Manuela Roca
“O Mar Também é Seu” (Cuba/Brasil) – Michelle Coelho
“Os Nadadores” (“Los Nadadores”, Costa Rica) – Charlie López
“Somos Nós Duas” (“Somos las Dos”, Argentina) – Emilia Herbst
“Takanakuy” (Peru/Brasil) – Gustavo Vokos
“Três Cinematecas” (“Tres Cinematecas”, Argentina/Brasil) – Nicolás Suárez
“Um Quarto de Hora” (“Cuarto de Hora”, Chile/França) – Nemo Arancibia
“Zarzal” (Colômbia) – Sebastian Valencia Muñoz
MOSTRA INTERNACIONAL
“A Arte de Desviar” (“Sztuka Mijania”, Polônia) – Tobiasz Wałkiewicz
“A Balada Pós Fim do Mundo” (“El After del Mundo”, França) – Florentina Gonzalez
“À Beira do Delírio” (“Au Bord du Délire”, França/Colômbia) – Maria Claudia Blanco
“A Ferida Luminosa” (“La Herida Luminosa”, Espanha) – Christian Avilés
“A Floresta Emaranhada” (“The Entangled Forest”, Reino Unido) – Nick Jordan
“A História do Mundo Segundo a Getty Images” (“A History of the World According to Getty Images”, Reino Unido/Noruega) – Richard Misek
“A Que Lugar Pertenço?” (“Where do I Belong?”, Bélgica) – Jordie Koko
“Aeromoça-737” (“Airhostess-737”, Grécia) – Thanasis Neofotistos
“Anaklia” (Geórgia/Itália) – Elisa Baccolo
“Ao Vivo” (“Na Żywo”, Polônia) – Mara Tamkovich
“Arquivo” (“Parvandeh”, Irã) – Sonia Hadad
“Bergie” (África do Sul) – Dian Weys
“Caranguejo” (“Krab”, Polônia/França) – Piotr Chmielewski
“Carcaças” (“Carcasses”, França) – Mehdi Ouahab
“Carniça” (Estados Unidos) – Yvonne Zhang
“Caros Passageiros” (“Kallid Reisijad”, Estônia) – Madli Lääne
“Conto Selvagem” (“Conte Sauvage”, Bélgica/França) – Alice Quertain
“Coração de um Astronauta” (“Heart of an Astronaut”, Suécia) – Jennifer Rainsford
“Despertando em Silêncio” (“Waking Up in Silence”, Alemanha/Ucrânia) – Mila Zhluktenko e Daniel Asadi Faezi
“Dinheiro e Felicidade” (“Money and Happiness”, Sérvia/Eslovênia/Eslováquia) – Ana Nedeljković e Nikola Majdak
“E Quão Miserável é o Lar do Demônio” (“And How Miserable is Home of the Evil”, Suíça) – Saleh Kashefi
“E Se as Mulheres Mandassem no Mundo?” (“What If Women Ruled the World?”, Itália/Estados Unidos) – Giulia Magno
“Encenando a Morte” (“Staging Death”, Áustria) – Jan Soldat
“Entrada de Animais Vivos” (“Ingresso Animali Vivi”, Croácia) – Igor Grubic
“Escapada” (“L’Échappée”, França) – Philémon Vanorle e Justine Pluvinage
“Eu Venho do Mar” (“I Come From the Sea”, Líbano) – Feyrouz Serhal
“Experiências Desconhecidas” (“Things Unheard Of”, Turquia) – Ramazan Kilic
“Flyby Kathy” (Portugal) – Pedro Bastos
“III” (Canadá) – Salomé Villeneuve
“Long Time No Techno” (Alemanha) – Eugenia Bakurin
“Mãe” (“Mother”, Ucrânia/Polônia) – Iurii Leuta
“Marie Louise” (França) – Régis Fortino
“Marie.Eduardo.Sophie” (Canadá) – Thomas Corriveau
“Maruja” (Espanha) – Berta Garcia-Lacht
“Mastigue!” (“Chomp It!”, Cingapura) – Mark Chua e Li Shuen Lam
“Natal no Inferno” (“Noël en Enfer”, França) – Solal Dreyfus e Nejma Dreyfus
“O Desenho” (“L’Esquisse”, França) – Tomas Cali
“O Nabo” (“Naeris”, Estônia) – Silja Saarepuu e Piret Sigus
“O Ritual” (“The Ritual”, Rússia/Israel) – Mikhail Zheleznikov
“Patanegra” (França/Bélgica) – Méryl Fortunat-Rossi
“Perdido no Mar” (“Lost at Sea”, Espanha/Reino Unido) – Andrés Bartos Amory e Lucija Stojevic
“Quanto a Nós” (“In Quanto a Noi”, Itália) – Simone Massi
“Recomeçar” (“Nowy Początek”, Polônia) – Daniel Szajdek
“Sem Rastros” (“Otpechatki”, Rússia) – Serafim Orekhanov
“Serviço Militar” (“Palvelus”, Finlândia) – Mikko Makela
“Sonho de Rolinho Primavera” (“Spring Roll Dream”, Reino Unido) – Mai Vu
“Surpresa” (“Surprise”, Suécia) – Laerke Herthoni
“Terra Mater – Mother Land” (Ruanda/Suíça) – Kantarama Gahigiri
“Tigre Místico” (Espanha) – Marc Martínez Jordan
“Todas as Festas de Amanhã” (“All Tomorrow’s Parties”, China) – Dalei Zhang
“Transfusão” (“Transfuzija”, Croácia) – Igor Bojan Vilagoš
“Trilha” (“Tria”, Itália) – Giulia Grandinetti
“Um Astronauta Perdido e a Cidade de Pegadas” (“A Lost Astronaut and a City of Footprints”, Vietnã) – Khue Vu Nguyen Nam
“Um Caroço de Abacate” (Portugal) – Ary Zara
“Y” (Croácia) – Matea Kovač
“Ymor” (França) – Julien Lahmi
MOSTRA INFANTOJUVENIL
“A Menina e o Mar” (Brasil-RJ) – Gabriel Mellin
“Balanço Para a Lua” (“Swing to the Moon”, França) – N. de Boer, V. Levrero, M. Bordessoule, E. Drique, S. Moreau, A. Bouissie e C. Lazau
“Barra Nova” (Brasil-CE) – Diego Maia
“Coração de Concreto” (“Coeur Béton”, França) – Enrika Panero
“Cósmica” (Brasil-PB) – Ana Bárbara Ramos
“Impurrfection” (Taiwan) – Chiang Yao
“Jules & Juliette” (Bélgica) – Chantal Peten
“Marlon” (Brasil-RJ) – Ludmila Curi
“Me Enxergo Quando Te Vejo” (Brasil-SP) – Guillermo Alves e Michelle Brito
“O Carrossel” (“La Calesita”, Argentina/Canadá/França) – Augusto Schillaci
“O Cinema dos Meus Sonhos” (Brasil-SP) – Realização Coletiva
“Os Muitos Mundos de Piero Maria” (Brasil-SP) – Helena Guerra
“Ouçam-Me: Um Manifesto” (Brasil-SP) – João Pedro Muniz e Elisa Cecci
“Super-Heróis” (Brasil-DF) – Rafael de Andrade
MOSTRA LIMITE
“Aqui Onde Tudo Acaba” (Brasil-SC) – Juce Filho e Cláudia Cárdenas
“E6-D7” (Bélgica) – Eno Swinnen
“Espectro Restauración” (Brasil-RJ) – Felippe Mussel
“Estranhos no Escuro” (“Strangers in the Dark”, Finlândia) – Jenni Pystynen e Perttu Inkilä
“Mais ou Menos Trabalhando” (“Hardly Working”, Áustria) – Total Refusal
“Mas Onde Fica Ornicar?” (“Mais Où Est Donc Ornicar?”, França) – Oscar Maso e Guëll Rivet
“Mulika” (Congo) – Maene Maisha
“Nostalgia para o Lago” (“Nostalgia para el Lago”, Paraguai/Argentina) – Arturo Maciel
“O Mal dos Ardentes” (“Le Mal des Ardents”, França) – Alice Brygo
“O Toque Fantasma” (“The Phantom Touch”, Chile) – Pablo Cuturrufo
“Observe o Fogo ou Queime Nele” (“Il Faut Regarder le Feu ou Brûler Dedans”, França) – Caroline Poggi e Jonathan Vinel
“Realtà Porosa” (França) – Tiberio Suppressa
“Spiti” (Brasil-SP) – Marcio Miranda Perez e Nivaldo Godoy Jr.
“Suplício Noturno” (Brasil-SP) – João Rubio Rubinato
MOSTRA HORIZONTES
“A Menos que Bailemos” (Colômbia) – Fernanda Pineda e Hanz Rippe Gabriel
“Comida de Quintal” (Brasil-MG) – Luisa Macedo
“Dance Off” (“El Dance Off”, Argentina) – Nicolás Keller Sarmiento
“De Repente TV” (“Suddenly TV”, Sudão/Qatar) – Roopa Gogineni
“E Eu, Estou Dançando Também” (“And Me, I’m Dancing Too”, Alemanha/República Tcheca) – Mohammad Valizadegan
“Fantasmas” (“Ghosts”, França/Estados Unidos) – (LA)HORDE Ballet National de Marseille
“Nada Importante” (“Rien d’Important”, França) – François Robic
“No Início do Mundo” (Brasil-MG) – Gabriel Marcos
“O Último Rock” (Brasil-ES) – Diego de Jesus
“Pouco a Pouco” (“Stück Für Stück”, Áustria) – Reza Rasouli
“Se Trans For Mar” (Brasil-SP) – Cibele Appes
“Te Amo, Se Cuida” (Brasil-SP) – André Vidigal e Liz Dórea
“Últimos Dias de Verão” (“Last Days of Summer”, Índia/França) – Stenzin Tankong
NOCTURNU – CINE FANTÁSTICO E DE HORROR
“A Máquina de Alex” (“La Machine d’Alex”, França) – Mael La Mée
“Esfolada” (“Écorchée”, França) – Joachim Hérissé
“Promessa de Um Amor Selvagem” (Brasil-SP) – Davi Mello
“Tem Algo Estranho Com a Minha Avó” (Brasil-SP/Equador/Argentina) – Pedro Balderama e Rimai Sojo
“Você Verá” (“You Will See”, Cingapura) – Kathleen Bu
Serviço
34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo
de 24 de agosto a 3 de setembro de 2023
em diversas salas da cidade de São Paulo
entrada franca
Atendimento à Imprensa:
ATTi Comunicação e Ideias
Eliz Ferreira e Valéria Blanco (11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9 9105.0441

O audiovisual de Minas Gerais tem presença confirmada no LatAm Content Meeting 2025, que acontece de 10 a 12 de março no Rio de Janeiro. O evento internacional, dedicado a conteúdos de não-ficção, é voltado para profissionais do audiovisual, com o propósito de fomentar conexões e gerar oportunidades de negócios, promovendo a integração dos profissionais do audiovisual da América Latina com parceiros globais.
Serão apresentadas 19 produções de Minas Gerais, representadas por 14 produtoras filiadas ao SINDAV-MG, vindas de Belo Horizonte, Cataguases, Ouro Preto e Varginha. Para a presidente da SINDAV-MG, Daniela Fernandes Alves, o evento é uma oportunidade de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, além de estimular a coprodução e a distribuição dos filmes dentro e fora do país.
As produtoras participantes são: Bezouro Filmes, com a série “Expedição Azulejaria Brasileira” de Bruno Pacheco; a Camisa Listrada Produções Audiovisuais com o filme “A Engenharia do Crime” de Fernanda Araújo e a 3ª temporada da série “Coisas Daqui” de João Flores; a Espacial Filmes com os longas “Roça Wiskey” e “Sá Rainha e os Capitães do Mar”, os dois de Igor Bastos; Faz Cultura Produtora com “Magos da Cultura Popular” de Idmara Galo; a Guerrilha.Co com os “Além da Paisagem” e “O Ambientalista” de Marcelo Marques; a Immagini Animação com “A Jornada da Cachaça” de Carlos Ribas e “Canastra, O queijo de Ouro” de Guilherme Reis; Le Petit com os médias-metragens “Mercearias de Beagá” de Nani Rodrigues e Marcos Londero, e “Candeeiro do Vale” de Daniela Fernandes e Marcella Cabral.
Também estarão presentes: Navalha Produtora Audiovisual com “Um Lugar Borum-Kren” de Maíra Lana; Ouseria Produções com o curta “Coletivo Pérola Negra” de Reginaldo Marques Silva; Ponta Anzol Filmes com “Outubro” de Vinícius Correia; Sabotage Filmes “Brasil Hip Hop – As Origens de Uma Cultura” de Daniel Veloso e Gustavo Brandão; StoryLab com “AutoFicção” de Ricardo Targino; Tangente Filmes com a série “Tambaquari” de Isael Maxakali e Filipe Schettini e Trade Produção com “Estadual Central – Arquitetura do Livre Pensar” de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão.
A presença mineira no LatAm Content Meeting 2025 acontece graças a uma iniciativa do SINDAV-MG em parceria com a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, uma das patrocinadoras do evento, e a MINAS PLAY, plataforma pública de streaming com conteúdos exclusivos que valorizam a cultura e as singularidades do estado de Minas Gerais. “A participação do audiovisual mineiro neste evento é de extrema importância, pois proporciona visibilidade para expressiva produção local e fortalece a presença de Minas Gerais no cenário global, abrindo portas para novas parcerias e desenvolvimento de projetos internacionais.”, observa a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.
Sobre a Codemge e o Audiovisual: setor estratégicoA Codemge já possui um histórico de parceria com o audiovisual mineiro.Ao longo dos anos, a Companhia investiu milhões no setor de audiovisual mineiro, por meio de editais, patrocínio de eventos e realização das primeiras edições da MAX. Foram lançados seis editais – três para produção de roteiros, um em parceria com a Rede Minas e três para produção de longas-metragens em parceria com a Ancine, contemplando 96 projetos audiovisuais.
Reconhecendo toda a potencialidade do audiovisual a CODEMGE retoma suas ações de forma estratégica para internacionalização do audiovisual mineiro.
Sobre o SINDAV- MGCriado em 2008, o SINDAV-MG – Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais – tem como objetivo fortalecer as atividades de produção audiovisual, construir redes e representatividade e contribuir para a construção de políticas públicas para o setor.”Conectando Olhares, Ampliando as Fronteiras do Audiovisual Mineiro” é a mais recente iniciativa do SINDAV, com o objetivo de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, estimular a coprodução e distribuição de nossos filmes no mercado nacional e internacional e ampliar as oportunidades de negócios para a indústria cinematográfica mineira.
Sites:codemge.com.brsindav.com.brminasplay.comlatamcontentmeeting.com
Nas redes sociais:www.instagram.com/sindavmgwww.instagram.com/latamcontentmeeting
Celebridades
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RECEBE A EXPOSIÇÃO ‘ENTRE O AIYÊ E O ORUN’.

A mostra reúne trabalhos de 14 artistas inspirados nas narrativas afro-brasileiras e fica em cartaz de 11 de março a 04 de maio.
A CAIXA Cultural São Paulo recebe, a partir de 11 de março, a exposição Entre o Aiyê e o Orun com a temática centrada nos mitos da criação do mundo das religiões afro-brasileiras.
Na mostra, estarão reunidos trabalhos de 14 artistas, em técnicas diversas, em cujas obras as narrativas afro-brasileiras estão fortemente representadas. Pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, instalações e as mais variadas expressões, linguagens e técnicas dão forma à exposição, que tem entrada franca e poderá ser visitada até 04 de maio com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
A produção é da Janela do Mundo com coprodução da Hasta La Luna. Para a abertura da mostra, na terça-feira (11), a curadora Thais Darzé acompanhará o público em uma visita guiada às 11h. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia. Entre o Aiyê e o Orun tem como objetivo colocar em pauta a produção artística afro brasileira influenciada pela cosmologia africana, num movimento de reconhecimento e valorização das matrizes culturais.
Além da relevância artística dos trabalhos expostos, ainda se destaca a diversidade de suportes e técnicas apresentadas, exaltando a diversidade da produção artística oriunda da Bahia, berço da cultura africana no Brasil.
A mostra contempla expoentes das artes plásticas como Agnaldo dos Santos (1926 1962), Carybé (1911-1997), Emanoel Araújo (1940-2022), Jayme Figura (1959-2023), Mario Cravo Jr. (1923-2018), Mario Cravo Neto (1947-2009), Mestre Didi (1917-2013), Pierre Verger (1902-1996), Rubem Valentim (1922-1991), Ayrson Heráclito, Caetano Dias, J. Cunha, José Adário e Nadia Taquary. “O eixo conceitual da exposição são os mitos da criação do mundo na visão afro-brasileira, dessa forma as obras selecionadas transitam por essa poética”, explica a curadora Thais Darzé.
SERVIÇO: [Exposição] Entre o Aiyê e o Orun’
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Abertura: 11 de março (terça-feira), às 11h Visitação:
11 de março a 04 de maio de 2025 Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h Classificação:
Livre Entrada Franca Acesso a pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal Atendimento à Imprensa:
A Fazenda
Kasablanca lança “Terminal Feeling”.

KASABLANCA LANÇA SEU NOVO SINGLE “TERMINAL FEELING” VIA ANJUNABEATS – ESCUTE AQUI
Kasablanca dá início ao verão com o elegante e envolvente novo single “Terminal Feeling”, que segue os passos dados anteriormente pela sua enorme colaboração “Remission” com Lane 8.
Uma perfeita combinação de house progressivo com elementos de indie e eletrônica, “Terminal Feeling” é simplesmente enorme. Kasablanca tem recebido aclamação por suas performances ao vivo (confira aqui uma apresentação de sua versão da música “Breathe” de The Prodigy), e “Terminal Feeling” certamente será muito comentada ao longo da temporada de festivais de verão.
Entrando na cena da música eletrônica em 2020 com seus primeiros lançamentos, Kasablanca rapidamente se destacou mais tarde naquele mês de julho com o lançamento de sua colaboração de sucesso com Lane 8, “Run”. Reproduzida mais de 40 milhões de vezes em todo o mundo desde o seu lançamento – atingindo o primeiro lugar na SiriusXM BPM, e ouvida inúmeras vezes ao vivo nos principais palcos de festivais ao redor do mundo – Kasablanca e Lane 8 se uniram mais uma vez no início deste ano com seu último lançamento colaborativo, “Remission”, que recebeu críticas e atenção elogiosas em todo o mundo.
Escute:
https://anjunabeats.co/lyjplv5
Após um 2022 e 2023 enormes, que viram Kasablanca rodando o mundo e tocando em alguns dos locais mais conhecidos como Coachella, Printworks, Red Rocks e The Gorge, sua turnê no final de 2023 foi interrompida após revelar que o vocalista Mickey foi diagnosticado com câncer. Após um breve hiato de turnês e música no início de 2024, “Remission” marcou o retorno oficial de Kasablanca após a estreia da faixa durante seu set ao vivo no Ultra Music Festival em Miami, Chile e Peru.
Kasablanca fará turnê durante todo o verão em apoio a “Terminal Feeling” e a uma série de novidades ainda não lançadas pela Anjunabeats. Destaques incluem paradas no City Fox (Brooklyn), Bonnaroo, Ultra Europe, Outside Lands, Elements Festival, Fabric (Londres) e Melkweg (Amsterdam), para citar alguns. Para mais informações sobre shows de Kasablanca, visite: https://kasablanca.ffm.to/tourdates
DATAS DA TURNÊ:
1/6 – Brooklyn, NY – City Fox
7/6 – Denver, CO – Regenerate Denver
8/6 – Kansas City, MO – The Truman
14/6 – Washington, DC – Culture
15/6 – Manchester, TN – Bonnaroo
13/7 – Split, Croatia – Ultra Europe
20/7 – Algarve, Portugal – Zamna
9/8 – San Francisco, CA – Outside Lands
10/8 – Salt Lake, UT – Das Energi (Galactic Flats)
11/8 – Long Pond, PA – Elements Festival
5/9 – Copenhagen – RUST
6/9 – London, UK – fabric
7/9 – Belgrade, Serbia – Hangar Port, Belgrade
12/9 – Amsterdam, NL – Melkweg UP
13/9 – Paris, FR – PopUp!
14/9 – Beirut, Lebanon – Waterfront Warehouse
Escute:
https://anjunabeats.co/lyjplv5
Kasablanca online:
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Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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