Conecte-se Conosco

negocios

Violência patrimonial ou econômica: saiba reconhecer e como lidar

Publicado

em

Advogada Andressa Gnann explica que mulheres precisam estar cientes das consequências deste tipo de violência

No próximo dia 8 de março será comemorado o Dia Internacional das Mulheres, porém, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados e situações a serem combatidas, entre elas, a violência patrimonial ou econômica.

Segundo Andressa Gnann, mãe, advogada, empresária, palestrante, sócia fundadora e gestora do escritório Gnann e Souza Advogados, considerado como Referência Nacional e Melhores do Ano em Advocacia e Justiça e responsável pelo projeto Papo de Leoa, a violência econômica nem sempre é vista de forma tão aberta quanto a violência física, mas deixa sequelas enormes. “Privar uma mulher de ter acesso aos seus recursos financeiros é tirar sua independência e deixá-la à mercê de uma série de situações constrangedoras”, avalia.

De acordo com Andressa, a violência patrimonial ou econômica é aquela que controla, intimida, humilha ou pune uma mulher usando dinheiro ou bens e que tem o objetivo de controlar o acesso e o uso de recursos, limitando assim sua autonomia financeira. “Sem essa liberdade de escolha, a maioria não tem forças para sair de uma relação abusiva, porque passa a acreditar que não dará conta sozinha”, aponta.

A advogada explica que, muitas vezes, a mulher não cuida das finanças da casa e o marido é o responsável, assim como é extremamente comum que bens como imóveis, veículos, aplicações e carros, por exemplo, sejam adquiridos e os documentos sejam escondidos ou as transações realizadas em nome de terceiros. “É tênue o limite entre a pessoa não estar por dentro das finanças do marido ou da casa e a violência patrimonial, que é caracterizada quando a pessoa é privada desse conhecimento mesmo quando deseja saber ou não tem acesso ao próprio dinheiro”, afirma.

Segundo Andressa, também não são incomuns situações nas quais, mesmo em regime de separação total de bens, o parceiro tome conta de todo o dinheiro da mulher e faça dívidas em nome dela. “São muitas as atitudes praticadas que impõem um sistema de controle econômico sobre as mulheres, colocando-as em uma situação vulnerável. Quem passa por essa situação deve procurar ajuda e acompanhamento profissional para que sejam tomadas providências. É importante buscar o apoio de um terapeuta e de um escritório de advocacia especialista em Direito de Família para mulheres, pois lhe darão o suporte necessário para tomar as decisões de forma mais assertiva”, orienta.

A advogada ainda afirma que o parceiro pode sim controlar as finanças da casa, desde que seja o desejo da mulher e que ela não se sinta coagida, humilhada ou sendo obrigada a implorar pelo seu próprio dinheiro. Inclusive, ela reafirma a necessidade de ser uma relação aberta e clara, ou seja, caso a mulher queira ter acesso a valores, bens e documentos, ela poderá ter a qualquer momento.

É importante identificar alguns sinais, pois a violência financeira ou patrimonial pode iniciar com o agressor sugerindo ou alegando que a vítima não tem condições de cuidar do patrimônio, não tem conhecimento, não tem responsabilidade ou de forma sutil, fazer com que a vítima não se sinta capaz de administrar os bens, informa Andressa.

Outro ponto importante citado pela advogada é que, apesar de, na maioria das vezes, a violência patrimonial ser tratada entre casais, também é possível e muito comum que aconteça entre pais e filhos. “Em uma situação em que os pais estão dilapidando o patrimônio e sem condições psíquicas de administrar os bens é possível realizar a interdição, porém, na maioria das vezes, o que acontece é que os filhos só querem controlar mesmo o dinheiro ou os bens dos pais, seja por qual motivo for, inclusive sob a suposta alegação de proteção. Neste caso também é preciso que os idosos busquem ajuda”, finaliza.

A violência patrimonial ou financeira pode se manifestar de diversas formas. Confira dez delas:

  1. Proibir a mulher de trabalhar
  2. Não permitir que ela gaste seu próprio dinheiro
  3. Controlar as contas bancárias dela
  4. Fazer empréstimos e dívidas em nome da parceira
  5. Não permitir que ela saiba quanto dinheiro o parceiro ganha, gasta ou quais bens adquire
  6. Limitar o acesso à educação ou à saúde
  7. Confiscar ou destruir documentos pessoais ou de bens
  8. Adquirir bens em nome de terceiros e esconder documentos de bens adquiridos
  9. ⁠Controlar todo o dinheiro da família, impedindo que a mulher tenha acesso às informações ou tome decisões
  10.  ⁠Se apropriar de bens exclusivos da mulher, como bens adquiridos por herança.

Sobre Andressa Gnann

Andressa Gnann é mãe, palestrante, empresária, empreendedora serial, advogada, mentora, professora, coach, consultora de negócios e responsável pelo projeto PAPO DE LEOA que tem o compromisso de instruir, inspirar e empoderar mulheres, promovendo uma vida plena, equilibrada, próspera e feliz. Além de sócia e investidora em microempresas, também é sócia fundadora do escritório Gnann e Souza Advogados, classificado como referência nacional, reconhecido como Melhores do Ano em Advocacia e Justiça e com prêmio Quality Justiça. Andressa Gnann é uma figura multifacetada com habilidades e competências em áreas distintas, equilibrando com maestria os seus diversos papéis e liderando iniciativas voltadas para o público feminino. Para mais informações, acesse o instagram e pra conhecer o projeto Papo de Leoa acesse o  instagram.

Continue lendo

negocios

Empreendedorismo Feminino na Tech: A Trajetória de Laura Mattos e a Revolução da Moda com o Zelia

Publicado

em

De

No vibrante universo do empreendedorismo tecnológico, histórias como a de Laura Mattos, fundadora do aplicativo Zelia, destacam-se como exemplos emblemáticos de inovação e transição de carreira bem-sucedidas. Originalmente advogada na área de direito societário, Laura percebeu que essa carreira não alinhava-se com seus ideais profissionais. Isso a levou a uma transição para a consultoria tributária em uma multinacional, e, simultaneamente, a engajar-se em um projeto de empoderamento feminino no mercado de trabalho. Esse projeto ganhou notoriedade em Minas Gerais e junto a instituições educacionais, pavimentando o caminho para seu MBA.

Durante seus estudos de MBA, Laura foi inspirada a fazer a transição para o mundo da moda. A ideia do Zelia surgiu quando estava arrumando malas para a sua lua de mel, e se separou com o desafio de coordenar looks eficientes com uma quantidade limitada de roupas: a moda poderia ser drasticamente inovada por meio da tecnologia. Assim nasceu o Zelia, marcando o início de sua incursão no mundo tecnológico e na inovação em moda.

Motivada por essa ideia inovadora, ela expandiu seus horizontes acadêmicos e profissionais ingressando no MBA da Chicago Booth School of Business, especializando-se em inteligência artificial e empreendedorismo.

Zelia: Uma Plataforma de Moda Pioneira

Desde o lançamento, o Zelia redefine o conceito de estilo pessoal. Com um algoritmo avançado de inteligência artificial, o aplicativo permite que os usuários explorem looks através de recomendações hiper-personalizadas que são criadas com base no gosto pessoal de cada usuário. Laura explica: “O diferencial do Zelia está na sua capacidade de entender profundamente as preferências e o estilo de cada usuário, propondo combinações antes inimagináveis. “Os usuários, caso queiram, também podem montar seu guarda-roupa digital e integrar as peças que eles já tem em casa com as recomendações geradas por IA. “E a gente ainda conseguiu criar um jeito de você não precisar fotografar cada uma das suas peças – mas para descobrir como, vocês terão que baixar o app!” diz Laura.

Expansão e Impacto Futuro

Com mais de 49 mil usuários e uma taxa de engajamento excepcional em sua newsletter, o Zelia está se estabelecendo rapidamente como uma referência no mercado de moda digital. Após atrair um investimento de R$1.2 milhão, Laura planeja expandir a equipe de desenvolvimento e o alcance do aplicativo, incluindo planos de expansão para os Estados Unidos.

Inspiração e Visão de Empreendedora

Laura é uma fonte de inspiração para muitas mulheres no setor tecnológico, motivando-as a explorar novas oportunidades. Ela usa plataformas como LinkedIn e TikTok para compartilhar sua experiência, educando sobre as realidades de iniciar e escalar um negócio tecnológico.

Globalmente, o empreendedorismo feminino está em ascensão, com mulheres representando 34% dos empreendedores globais. No Brasil, esse número é ainda mais impressionante, com mulheres constituindo cerca de 48% dos novos empreendedores. Além disso, a transição para carreiras em tecnologia está se tornando uma tendência crescente. Estudos indicam que, até 2030, 50 milhões de mulheres podem mudar suas trajetórias profissionais dentro do ecossistema tecnológico global.

A jornada de Laura Mattos no Zelia é emblemática do potencial transformador do empreendedorismo feminino em tecnologia. Ela não está apenas mudando a maneira como as pessoas se vestem; está redefinindo o que significa ser uma mulher em tech, quebrando barreiras e estereótipos com uma ideia revolucionária.

Continue lendo

negocios

Leve Saúde realiza campanha de arrecadação de doações para as vítimas do Rio Grande do Sul

Publicado

em

De

A população carioca pode realizar doações em oito diferentes pontos do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense

A Leve Saúde, operadora de saúde com planos 25% mais acessíveis, está promovendo uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A empresa está arrecadando água potável, alimentos não-perecíveis, materiais de higiene pessoal, cobertores, roupas de cama e de banho, roupas, calçados e ração animal. As doações podem ser entregues em sete clínicas Leve Saúde espalhadas pelo Rio de Janeiro e Baixada Fluminense (confira os endereços abaixo). O material arrecadado será recebido até o fim do mês de maio, mas semanalmente será entregue para os pontos de coleta da campanha da CUFA (Central Única das Favelas) e para a coleta no Aeroporto do Galeão.

“Em um momento tão difícil e de tantas perdas para a população gaúcha, a Leve Saúde, que possui a responsabilidade social como um de seus princípios, se prontificou para promover a ajuda imediatamente. Toda a empresa está mobilizada e também queremos mobilizar o espírito de solidariedade entre nossos beneficiários e na população em geral”, afirma Fabianne Salgado, diretora de RH da Leve Saúde.

As doações podem ser realizadas nos seguintes pontos de coleta:
– Leve Clínica Tijuca: Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 215, loja B
– Leve Clínica Centro: Rua São José, 20, salas 202/203
– Leve Clínica Barra da Tijuca: Avenida Armando Lombardi, 333
– Leve Clínica Campo Grande: Rua Augusto de Vasconcelos, 606
– Leve Clínica Nova Iguaçu: Rua Coronel Francisco Soares, 221
– Leve Clínica Madureira: Rua Dagmar da Fonseca, 89, sobreloja
– Leve Clínica Niteroi: Rua Aurelio Leal, 45, Centro

Sobre a Leve Saúde

A Leve Saúde é uma operadora de planos de saúde voltada para pessoas com mais de 45 anos na região metropolitana do Rio de Janeiro que buscam qualidade de vida a preços acessíveis, com opções de planos para pessoas físicas (individual ou familiar) e jurídicas (incluindo MEI). A empresa acredita que Longevidade Mais Saudável é um direito de todos e um objetivo absolutamente realizável. Seu Modelo de Atuação com Digital Health, Atenção Primária à Saúde e Rede Própria promete revolucionar o futuro da saúde carioca.
Para mais informações. acesse: https://www.levesaude.com.br

Continue lendo

negocios

Dados de ouro: carrinho inteligente possibilita que o varejista identifique as rotas de clientes dentro do supermercado

Publicado

em

De

  • Com uso do carrinho inteligente da Nextop a unidade de Campinas, do Supermercado Enxuto registrou aumento de 20% em suas vendas e 30% no ticket médio, em relação ao PDV tradicional;
  • Nextop também vai lançar o Self-checkout com visão computacional para facilitar a identificação dos produtos e evitar fraudes;

A Nextop, líder em soluções tecnológicas para o varejo, estará presente na APAS SHOW 2024, o principal evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, que acontece até o dia 16 de maio em São Paulo. Nesta edição, a marca apresentará produtos inovadores que transformam a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes, destacando soluções que permitem à indústria varejista identificar toda a jornada do consumidor dentro do supermercado, além de possibilitar a coleta de insights valiosos para o desenvolvimento do segmento como um todo.

“O cenário varejista tem testemunhado uma revolução digital sem precedentes nos últimos anos, e a Nextop lidera essa revolução. Acreditamos plenamente no poder da tecnologia não apenas para otimizar a eficiência operacional das empresas, mas também para compreender e atender de forma mais assertiva às necessidades dinâmicas dos consumidores”, destaca Juliano Camargo, CEO da Nextop.

Entre os destaques do estande da empresa estará o Carrinho Inteligente da Nextop, uma solução revolucionária que combina tecnologia avançada e análise de dados para otimizar a jornada de compra do cliente. Com o Smart Cart, o carrinho inteligente da Nextop, o cliente otimiza sua jornada dentro do varejo, assumindo o controle de suas compras, desde a seleção dos produtos até o pagamento. O Smart Cart oferece uma experiência sem atritos que valoriza o tempo e a conveniência dos clientes.

Neste ano, a empresa apresentará a nova versão do carrinho inteligente, agora equipado com duas balanças. Isso simplificará ainda mais a experiência de compra para os clientes, que não precisarão mais parar para pesar frutas, legumes e verduras. Esses produtos serão identificados e pesados automaticamente assim que forem colocados no carrinho.

Além disso, sua tecnologia de tripla validação não apenas reduz as perdas, mas também aumenta a eficiência operacional, permitindo que os supermercados inovadores alcancem um aumento significativo nas vendas e na fidelidade do cliente.

“Imagine o poder de antecipar os desejos dos seus clientes antes mesmo deles saberem o que querem. Com nosso carrinho inteligente, essa visão se torna realidade. Ele não apenas simplifica a jornada de compra, mas também é uma fonte valiosa de insights sobre o comportamento do consumidor. Compreender profundamente seus clientes significa estar à frente da concorrência. Nossa solução não é apenas uma inovação tecnológica, é uma vantagem competitiva que pode impulsionar suas vendas, personalizar suas estratégias de marketing e oferecer experiências de compra que encantam e fidelizam. Em um mercado em constante evolução, o futuro pertence aos que estão um passo à frente. Junte-se a nós e transforme sua abordagem de varejo”.

A empresa tem o prazer de revelar uma coleção excepcional de soluções inovadoras, meticulosamente desenvolvidas para transformar a experiência de compra, elevando tanto a segurança quanto a eficiência para consumidores e indústria. Destacamos tecnologias avançadas voltadas para a minimização de perdas e a redução de custos, ao mesmo tempo que aceleram significativamente os processos operacionais. Um dos pontos altos é o nosso revolucionário sistema de Self-checkout, que integra visão computacional de ponta, garantindo uma identificação rápida e precisa dos produtos. Esta tecnologia não apenas agiliza o atendimento, como também redefine a precisão e a confiabilidade do processo de compra, essas soluções que estão definindo o futuro do varejo.

Conheça a revolucionária solução do Fiscal Remoto em nosso estande! Este sistema é um divisor de águas para as operações de caixa, permitindo que os operadores enviem solicitações diretamente a uma central de controle. Precisa cancelar um cupom? Com apenas um clique, o cancelamento é efetuado rapidamente pela central, otimizando o tempo de atendimento e aumentando a satisfação do cliente. Além disso, o Fiscal Remoto reduz significativamente os erros no processo de caixa e contribui efetivamente para a prevenção de perdas. Venha ver como essa tecnologia está transformando o atendimento ao cliente e elevando os padrões de eficiência no varejo.

“Estamos vibrando com a oportunidade de participar da APAS 2024 e de compartilhar nossas soluções pioneiras com os líderes do setor”, anuncia Juliano Camargo, CEO da Nextop. “É fundamental reconhecer que a tecnologia não é mais apenas uma vantagem competitiva, mas sim uma necessidade essencial para os varejistas. Nosso portfólio inclui soluções avançadas como a inteligência artificial aplicada em carrinhos inteligentes, que aprimoram profundamente o entendimento da jornada do consumidor, e o conceito inovador de ‘Loja Segura’, que integra tecnologias de prevenção de perdas para garantir operações seguras e eficientes. Nossas inovações são projetadas para permitir que as empresas se adaptem e proporcionem experiências de compra excepcionais em todas as etapas do processo de compra.”

Case de sucesso: unidade de Campinas do Supermercado Enxuto registra aumento nas vendas após adesão dos Carrinhos Inteligentes da Nextop

Outro ponto positivo da inserção de soluções tecnológicas no varejo, principalmente nos supermercados é o aumento das vendas e maior interação com os consumidores. Um exemplo de sucesso é unidade de Campinas, do Enxuto Supermercados, uma rede com mais de 60 anos, já conhecida no interior do estado de São Paulo, que conta com mais de 40 lojas espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

O Grupo Enxuto foi o de toda a região a disponibilizar os Carrinhos Inteligentes da Nextop para seus clientes. Com muita tecnologia embarcada, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop, chegou na unidade do Enxuto de Campinas em 2022 e de lá para cá, a inovação já colaborou com a valorização da marca em milhões, potencializou as vendas da unidade em cerca 20%, aumentou em 30% o ticket médio, além de gerar uma redução de custos de aproximadamente 1100% durante o período.

De acordo com Doane Moda, diretora de Marketing do Enxuto, os carrinhos inteligentes da Nextop marcaram um momento importante de transição ne rede e seguem sendo uma alternativa eficiente para melhorar a jornada de compra do consumidor. Para se ter uma ideia, a maior parte dos consumidores que utilizaram o carrinho, compram primeiro o pão francês na loja de Campinas seguindo depois para o setor de hortifruti.

“Como uma empresa comprometida com a inovação e aprimoramento da experiência do cliente, enxergamos essa solução como uma maneira de elevar o padrão de excelência em nossas lojas e oferecer para nossos clientes uma nova experiência de compra, totalmente inovadora, autônoma e única dentro do Enxuto. Com os carrinhos inteligentes o consumidor tem em suas mãos o poder de todas as etapas da compra de maneira independente e pode executar sua autonomia da forma mais conveniente para ele e investir em tecnologia e na experiência do nosso cliente é muito importante para o Enxuto”, finaliza Doane Moda, Diretora de Marketing do Enxuto.

Continue lendo
Propaganda

Destaque