Conecte-se Conosco

Moda

Alga marinha, a matéria-prima promissora para a próxima geração de tecidos para moda

Publicado

em

A indústria têxtil é a segunda maior poluente do mundo, causando grandes impactos ambientais. Dados recentes mostram que seus processos são responsáveis por quase 10% do total das emissões de gás carbônico a nível mundial. Para ter ideia, esse percentual é muito maior do que voos internacionais e transporte marítimo juntos, anualmente. Outro dado impactante, é que cerca de 35% dos microplásticos liberados no meio ambiente são provenientes dos têxteis sintéticos, como poliéster, poliamida, aramida, entre outros.

 

Pensando na redução desses efeitos, surge a tendência da moda sustentável, a próxima geração de tecidos vem com base na ética e na consciência ecológica, gerando menos impacto ao meio ambiente durante toda sua cadeia de produção. Empresas já investem em estudos e protótipos produzidos à base de proteínas, fungos, alimentos e principalmente, algas marinhas. É o caso da mestre em têxtil e moda Thamires Pontes, também estilista e CEO da startup de biotecnologia, Phycolabs, que desenvolveu uma fibra 100% orgânica, feita a partir de algas marinhas.

 

Também da Phycolabs, o diretor de operações, José Carlos Dutra Filho, afirma que a nova geração de tecidos biodegradáveis tem potencial para reduzir eficientemente os danos causados pela indústria têxtil, como acontece no Brasil, por exemplo, que descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos, considerando além dos plásticos, que demoram centenas de anos para se degradar, também os componentes químicos dos tecidos e tinturas.

 

“O processo produtivo dos tecidos feitos a partir de algas, é mais limpo, sustentável e não geram microplásticos, sendo inúmeros os benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além disso, os tecidos substituem produtos de origem fóssil, que utilizam recursos não renováveis cada vez mais escassos, permitindo a criação de uma nova cadeia de valor, com o impulsionamento do cultivo de algas para as populações costeiras, onde normalmente existem atividades de pesca, que estão também sujeitas a sazonalidade”, diz Dutra.

 

A fibra produzida com alga possui modelo de circularidade em todo seu processo. Segundo Thamires, a matéria-prima tem alta capacidade de reprodução, não precisa de terras agricultáveis, desprezando o uso de pesticida e inseticida, é cultivada no oceano e precisa apenas de sol e CO2. Na fabricação e extração é eliminado mais da metade do uso de energia, comparado aos diversos processos, como por exemplo, do algodão.

 

Thamires, por desenvolver e atuar na linha de frente junto a Phycolabs, em todo o processo da fabricação das fibras, recebeu em junho deste ano em Estolcomo (SE), o prêmio Global Change Award 2023 pelo projeto, “PhycoFiber, desbloqueando a revolução das algas rumo a uma indústria da moda regenerativa”. O prêmio de sustentabilidade na moda, promovido pela Fundação H&M, que acontece anualmente, é conhecido como o “Nobel da Moda”.

 

Durante os dias 27 e 28 de setembro no Congresso Internacional de Inovação da Indústria, a Phycolabs foi uma das empresas convidadas pelo Sebrae, para fazer parte do seu espaço representando os pequenos negócios que são disseminadores da economia verde e utilizam ferramentas de inovação sustentável para o setor da moda.

Informações:

Phycolabs
Site: https://www.phycolabs.com
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/phycolabs
Instagram: @phycolabs
https://instagram.com/phycolabs?igshid=MDE2OWE1N2Q= 

Thamires Pontes
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thamires-pontes-5033a078
Instagram: @thamirespontes
https://instagram.com/thamirespontes?igshid=MDE2OWE1N2Q=

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moda

FEVEST TREND 2024 antecipa realização para junho com o dobro de expositores e já com área totalmente comercializada

Publicado

em

De

Reunindo 200 expositores da indústria do vestuário e têxtil, a FEVEST TREND 2024 está confirmada para o período de 25 a 27 de junho, no Nova Friburgo Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. No evento, que chega à sua 33ª edição, são apresentadas, anualmente, as principais tendências no mundo da lingerie, moda praia, fitness e matéria-prima.

A FEVEST TREND 2024 representa uma feira de abrangência nacional, projetada para unir moda, sustentabilidade, tecnologia e beleza. Esse ano, o evento traz ainda mais conceito para lançar tendências para o mundo! Reconhecida como a maior feira de lingerie realizada na América Latina, a iniciativa é voltada para empresários, compradores, fornecedores e entidades ligadas à cadeia têxtil de todo Brasil. Além disso, em três dias de muito network, negócios e lançamentos, se consolida como a principal interface na geração de grandes negócios entre produtores e revendedores do setor. A programação e inscrições poderão ser conferidas no site: https://fevest.com/

“Após o sucesso da edição de 2023, a FEVEST TREND foi planejada para ser duas vezes maior. O dobro de expositores, mais sucesso, mais inovação, mais tendência. Estamos trazendo um espaço de exposição ampliado, que promete superar todas as expectativas e gerar ainda mais negócios”, exalta Gustavo Moraes, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ – Sindvest, realizador do evento.

Considerado o principal showroom do ramo, a FEVEST TREND 2024 tem o importante papel de fomentar a economia de pequenos e micro negócios que hoje correspondem a 95% do setor. A feira é também uma oportunidade para que novos empreendedores conheçam o polo de lingerie de Nova Friburgo, conhecida como “A Capital Nacional da Lingerie”, no Rio de Janeiro, para ver de perto a arte da produção, desde a idealização, confecção e lançamento dos produtos.

Crescendo em todos os aspectos e disponibilizando uma área duas vezes maior em comparação com a edição de 2023, a feira apresentará uma verdadeira revolução, trazendo novidades das indústrias de confecção, matéria-prima, serviço e tecnologia.

Sempre pensando em inovação e aceleração da indústria têxtil e superando o sucesso da última edição, a FEVEST TREND 2024 traz ainda mais glamour, tendência e inovação. A programação contará com dois desfiles por dia, palestras com temas do setor, além de amostras, talk shows e mesas-redondas com convidados relevantes da área.

De acordo com os dados levantados pelo Sindvest, a região possui cerca de 3,7 mil fábricas de lingerie, moda praia e fitness, o que mostra a importância do setor. O Polo de Nova Friburgo representa o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil, produzindo cerca de 336 milhões de peças por ano. Esse número representa 35% da produção nacional de lingerie, moda praia e fitness, e gera em torno de 28 mil empregos diretos e indiretos. Destes postos de trabalho, 80% da mão de obra e liderança das empresas fica a cargo de mulheres, além de possuir a menor taxa de desemprego feminino do estado.

Em 2023, a FEVEST recebeu cerca de 9 mil visitantes de mais de 20 estados brasileiros, além de países como Chile, EUA, Portugal, Itália e Alemanha.

A Fevest Trend 2024 – Feira de Lingerie, Moda Praia, Fitness e Matéria-prima – é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), com patrocínio da Firjan Senai; apoio Águas de Nova Friburgo; Bling, Correios; Energisa, Frionline e VINILSUL; apoio institucional da Prefeitura de Nova Friburgo.

Serviço:

FEVEST TREND 2024 – Feira de Lingerie, Moda Praia, Fitness e Matéria-prima

Data: 25 a 27 de junho de 2024 (terça-feira a quinta-feira)

Horário: das 11h às 21h

Entrada: Gratuita mediante credenciamento pelo site

Local: Nova Friburgo Country Clube (Av Conselheiro Julius Arp, 140 – Centro – Nova Friburgo/RJ)

Site: http://www.fevest.com/

Continue lendo

Lifestyle

Regina Nunes, Defensora Incansável dos Direitos Animais e Causas Sociais

Publicado

em

De

Na cidade de São Paulo, a primeira-dama tem se destacado não apenas por sua elegância e presença marcante, mas também por seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos dos animais e diversas pautas sociais. Com uma postura engajada e ativa, ela tem conquistado admiradores e promovido importantes mudanças na sociedade paulistana.

Desde o início de sua gestão, a primeira-dama tem direcionado esforços significativos para garantir o bem-estar dos animais na cidade. Através de campanhas de conscientização, programas de esterilização e adoção responsável, ela tem trabalhado incansavelmente para combater o abandono e a crueldade contra os animais. Sua paixão e dedicação inspiram não apenas os cidadãos de São Paulo, mas também gestores públicos e ativistas em todo o país.

Além de seu compromisso com os animais, a primeira-dama também tem se destacado na promoção de diversas pautas sociais. Seja através de projetos de inclusão social, programas de assistência a populações vulneráveis ou iniciativas de combate à violência doméstica, ela tem demonstrado uma sensibilidade única para as necessidades da comunidade paulistana. Sua atuação abrangente e multifacetada tem contribuído significativamente para tornar São Paulo uma cidade mais justa e igualitária para todos os seus habitantes.

 

Continue lendo

Moda

Mega Moda Park terá Black Friday com participação de 150 marcas atacadistas

Publicado

em

De

Goiânia, novembro de 2023 –Mega Moda Park, um dos  shoppings do Grupo Mega Moda, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda,  realiza uma grande ação comercial de Black Friday na sexta-feira, 24 de novembro.  A unidade, localizada na esquina da avenida Independência com a avenida Contorno, tem  mais de 60% das marcas atacadistas, que terão preços bastante competitivos para quem quer comprar gastando pouco.

“Os descontos oferecidos variam entre as lojas participantes, mas a promessa é de preços altamente atrativos, configurando uma ocasião imperdível para consumidores e revendedores. O foco dos nossos shoppings é atacadista, mas o atacarejo poderá aproveitar as ofertas. Ou seja, quem quer adiantar a compra dos presentes de final de ano, atualizar o guarda-roupa ou dar um upgrade nos estoques, este será um bom momento”, afirma Tássia Carvalho, Gerente de Marketing do Mega Moda.

Na Black Friday do Mega Moda Park terão as seguintes lojas participantes: Água de Cheiro, Ayla Thaynara Loja, Aysha Collection, Atacadão Folheados, Bella Cora, Bella Jack, Bella Joais, Belíssima Atacadista, Black Feller, Bolsas WB, Boa Forma, Burguês, Carmen Jeans, Castros Criações, Charme de Costura, Cláudia Guimarães Basic, Configuração, Configuração Moda Feminina, Crush Kids, Determiné Denim, Destak Criações, Donna Shoes, Estilo Chic, Estilo Damian, Fawel, Flor Brasil, G4 Jeans Wear, Gabryella.com, Gda Grazi Di Araújo, Gesú, Giz de Cera, Graciela Brasil, Henriq´s, Infância Kids, Invicta Brand, Ipops Jeans, Kadu Modas, Kallyman Conceito Premium, Kallyman Conceitos Modas, Kamilla Nayure Brand, Karina Bolsas, Kero Mimo Kids, Lissy Brand, Lolli Luxo, Lú Moda Fashion, Maldivas Joias, MD Maldivas Joias, Negona Persona, Nobre Jeans Premium, Nobreza Fashion Tricô, Noluna Oliveira, Novena, Oso Kids, Oso Teens, Offset Urbana, Onze Denim, Pele Sedutora Lingerie, PR Jóias, Prints Collection, Refinare, Renova e Decora, Rolty For Man, Santa e Dondoca, Santta, Sergi Romero, Silvia Maia, Stallu, Stilo Damian, Studio Ff, Sublini Outlet, T-Shirt de Luxo, Tulipa Brasil, Vaidosa Fashion, Vicencia, Vicenza, Vila Hortência, Vivenda Tricô e Villam, Volar, WK Showroom, Xushu Rosa, Zeri Closet, Zmk.

Achados da Black Friday

Loja Ayla Thaynara

Shorts Alfaiataria

R$ 35,00

Loja Poli Ferreira

Vestidos curtos R$ 65,00

Vestidos Midi e Longos R$ 95,00

Loja G4.Zero Jeans

Short coloridos

R$ 35,00

Loja Burguês

Camiseta básica

R$ 29,90

Loja Villa Hortênsia

Vestido Curto

R$ 45,00

Loja Villa Hortênsia

Calça pantalona 

R$ 35,00

Sobre o Mega Moda

O Mega Moda Shopping, inaugurado em 2011, possui área construída de 34 mil m2, com mais de 1.300 lojas e um amplo estacionamento. O Mega Moda Park, que fica localizado, na esquina da Avenida da Independência com a  Avenida Contorno, teve sua primeira etapa inaugurada em novembro de 2018, possui estacionamento para ônibus e Praça de Eventos, e, até sua conclusão, possuirá 66,5 mil m2 e contará com 700 lojas, vagas para 1.000 carros. O complexo também conta com o Mega Moda Hotel, o maior hotel de Goiânia com 270 apartamentos, o Mini Moda – espaço especializado em moda infanto-juvenil, o Clube de Costura e a Praça da Moda. O Mega Moda está localizado na região da 44, em Goiânia, polo de moda que mais cresce no país. Os produtos também podem ser comprados pelo site do Mega Moda.

Continue lendo
Propaganda

Destaque