Cinema
Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”

A mostra gratuita do cultuado diretor espanhol acontece de 13 de setembro a 01 de outubro e traz clássicos como “Ação Mutante”, “A Comunidade” e “Balada do amor e do ódio”
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”, com as principais obras do consagrado cineasta e um dos diretores e produtores de maior sucesso na Espanha. O evento acontece de 13 de setembro a 01 de outubro, com entrada gratuita. A mostra traz o estilo inconfundível do diretor Álex de la Iglesia que faz do cinema de gênero um campo de experimentações e mergulhos autorais, com obras marcadas pelo excesso, pelo grotesco e, também, pelo humor ácido e inteligente. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o diretor, que já foi chamado de Tarantino espanhol, construiu uma filmografia poderosa e coerente, feita de personagens e histórias complexas que mantêm o espectador arrebatado, ao mesmo tempo com um sorriso no rosto e o olhar atormentado.
A mostra possui diversos destaques da carreira do diretor. Para a abertura do dia 13 de setembro, o clássico Ação Mutante (Acción Mutante,1993), considerado um marco do cinema de gênero na Espanha, traz o roteiro que se passa num futuro indeterminado e apocalíptico. Foi produzido por Pedro Almodóvar e está completando trinta anos em 2023.
Considerado uma obra-prima do cinema fantástico de terror, O Dia da Besta (El día de la Bestia, 1995), tornou o cineasta conhecido mundialmente, e levou, entre outros prêmios, o Goya de melhor direção. Um dos mais celebrados filmes do diretor espanhol, A Comunidade (La Comunidad, 2000), rendeu a Carmen Maura o Prêmio Goya de Melhor Atriz em 2001. Em Balada do amor e do ódio (Balada triste de Trompeta, 2010), um terror irreverente ambientado durante a ditadura franquista, o diretor levou o Leão de Prata (diretor) e o Leão de Ouro (roteiro, junto com seu parceiro constante Jorge Gerricaechevarría), no Festival de Veneza. E a comédia Crime Ferpeito (Crimen Ferpecto, 2004), é uma das obras “hitchcockianas” do cineasta.
O terror As Bruxas de Zugarramurdi (Las brujas de Zugarramurdi, 2013), grande vencedor do Prêmio Goya de 2014, traz um humor ácido, típico do diretor. Um dos grandes sucessos de bilheteria da carreira do cineasta, Muertos de Risa (1999), revisita a história do showbiz espanhol. Em 800 Balas (2002), o diretor revisita, à sua maneira, os principais clichês do western, seus mitos e personagens, misturando o passado e o presente da história do cinema. O filme Perdita Durango (2017), mostra um casal de bandoleiros, interpretados pelos astros Rosie Perez e Javier Bardem.
Diretor de grandes bilheterias na Espanha (o filme Perfectos desconocidos, de 2017, conseguiu mais de 18 milhões de espectadores, sendo considerado uma das cinco maiores bilheterias da história do cinema espanhol), Álex de la Iglesia é também um produtor atuante no audiovisual de seu país. Ao lado da atriz e produtora Carolina Bang, o casal vem tocando em ritmo acelerado diversos projetos pela Pokeepsie Films, uma das mais atuantes empresas produtoras da Espanha, que faz parte do grupo francês Banijay. Neste momento, estão filmando a 3ª temporada da série 30 Monedas para a HBO Espanha, e a minissérie 1992 para a Netflix. A programação traz a Sessão Especial Pokeepsie Films, com a exibição de Ninho de Musaranho (Musarañas, 2014), filme inédito no Brasil, dirigido por Juan Fernando Andrés e Esteban Roel.
A mostra também celebra a obra do grande mestre do terror no Brasil, José Mojica Marins (1936-2020), de quem Iglesia é um fã declarado, com as exibições especiais de A Praga, filme recuperado pelo cineasta e pesquisador Eugênio Puppo, sendo uma delas acompanhada de debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati. Já a Sessão Especial Terrores Brasileiros, conta com a exibição do filme A Sombra Do Pai, de Gabriela Amaral Almeida.
Com patrocínio do Banco do Brasil, a mostra O Cinema de Álex de la Iglesia tem a curadoria de Daniel Celli e Rafael Carvalho e a produção da Ginja Filmes. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil, que ao realizar este projeto, reafirma seu compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.
Atividades complementares
A mostra “O Cinema De Álex de la Iglesia” conta ainda com três encontros presenciais no CCBB SP. O primeiro acontece no dia 16/09, sábado, às 16h30, com debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati, após a exibição do filme A Praga, de José Mojica Marins. No dia 23/09, sábado, às 17h, o crítico e pesquisador Carlos Primati fala sobre o clássico O Dia da Besta. Já no sábado, dia 30/09, às 14h, acontece a Sessão Especial Terrores Brasileiros, com a exibição do filme A Sombra Do Pai, seguida do debate “Produzindo cinema fantástico”, que fala sobre a experiência de realização do cinema brasileiro dentro do gênero, uma tradição que vem se consolidando desde os anos 1960 até o cinema contemporâneo, com a presença da diretora Gabriela Amaral Almeida e da jornalista e pesquisadora Laura Cánepa.
Sobre os curadores
Daniel Celli
Atua na indústria audiovisual há quase 20 anos e nos últimos vem se dedicando à gestão pública, pensando ações dentro de políticas públicas que estimulem o mercado audiovisual e sua cadeia socioeconômica. Dentre elas a implementação e gestão até o final de 2019, da São Paulo Film Commission. Foi consultor para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), em Projeto de Cooperação Técnica com o Ministério da Economia, para assuntos relacionados à políticas públicas para a indústria audiovisual e atualmente, coordena a Rio Film Commission, na RioFilme, pensando em potencializar ainda mais a Cidade do Rio de Janeiro como destino de produções audiovisuais. Já na primeira década de sua trajetória profissional trabalhou para a realização de dezenas de Mostras, Festivais de Cinema e eventos de mercado audiovisual, atuando em variadas funções, como produtor, curador, articulador de encontros, buscando unir talentos e estimular de diversas maneiras o audiovisual brasileiro.
Rafael Carvalho
Programador de cinema com experiência nas áreas de distribuição e exibição audiovisual; gestor cultural. Trabalhou como programador da Cinemateca Brasileira durante 10 anos. Entre 2013 e 2016, integrou a equipe de programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi também coordenador de programação do Circuito Spcine de Cinema, rede exibidora criada pela Spcine e marco da política pública para o audiovisual na cidade. Entre 2017 e 2019, foi agente de vendas da distribuidora Diamond Films. É produtor da área de audiovisual do Itaú Cultural, atuando como programador da plataforma de streaming de cinema brasileiro Itaú Cultural Play.
Sobre o CCBB SP
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.
Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas.
Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
SERVIÇO:
Mostra “O Cinema de Álex de la Iglesia”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 13 de setembro a 01 de outubro de 2023.
Ingressos gratuitos: Disponíveis no site bb.com.br/cultura e na bilheteria
Classificação indicativa: De acordo com cada filme, verificar em bb.com.br/cultura
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas
que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à
esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação,
228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB).
O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento
e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São
Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas
Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da
Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há
também uma parada no metrô República. De 12h até o encerramento das atividades
do CCBB.
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O audiovisual de Minas Gerais tem presença confirmada no LatAm Content Meeting 2025, que acontece de 10 a 12 de março no Rio de Janeiro. O evento internacional, dedicado a conteúdos de não-ficção, é voltado para profissionais do audiovisual, com o propósito de fomentar conexões e gerar oportunidades de negócios, promovendo a integração dos profissionais do audiovisual da América Latina com parceiros globais.
Serão apresentadas 19 produções de Minas Gerais, representadas por 14 produtoras filiadas ao SINDAV-MG, vindas de Belo Horizonte, Cataguases, Ouro Preto e Varginha. Para a presidente da SINDAV-MG, Daniela Fernandes Alves, o evento é uma oportunidade de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, além de estimular a coprodução e a distribuição dos filmes dentro e fora do país.
As produtoras participantes são: Bezouro Filmes, com a série “Expedição Azulejaria Brasileira” de Bruno Pacheco; a Camisa Listrada Produções Audiovisuais com o filme “A Engenharia do Crime” de Fernanda Araújo e a 3ª temporada da série “Coisas Daqui” de João Flores; a Espacial Filmes com os longas “Roça Wiskey” e “Sá Rainha e os Capitães do Mar”, os dois de Igor Bastos; Faz Cultura Produtora com “Magos da Cultura Popular” de Idmara Galo; a Guerrilha.Co com os “Além da Paisagem” e “O Ambientalista” de Marcelo Marques; a Immagini Animação com “A Jornada da Cachaça” de Carlos Ribas e “Canastra, O queijo de Ouro” de Guilherme Reis; Le Petit com os médias-metragens “Mercearias de Beagá” de Nani Rodrigues e Marcos Londero, e “Candeeiro do Vale” de Daniela Fernandes e Marcella Cabral.
Também estarão presentes: Navalha Produtora Audiovisual com “Um Lugar Borum-Kren” de Maíra Lana; Ouseria Produções com o curta “Coletivo Pérola Negra” de Reginaldo Marques Silva; Ponta Anzol Filmes com “Outubro” de Vinícius Correia; Sabotage Filmes “Brasil Hip Hop – As Origens de Uma Cultura” de Daniel Veloso e Gustavo Brandão; StoryLab com “AutoFicção” de Ricardo Targino; Tangente Filmes com a série “Tambaquari” de Isael Maxakali e Filipe Schettini e Trade Produção com “Estadual Central – Arquitetura do Livre Pensar” de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão.
A presença mineira no LatAm Content Meeting 2025 acontece graças a uma iniciativa do SINDAV-MG em parceria com a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, uma das patrocinadoras do evento, e a MINAS PLAY, plataforma pública de streaming com conteúdos exclusivos que valorizam a cultura e as singularidades do estado de Minas Gerais. “A participação do audiovisual mineiro neste evento é de extrema importância, pois proporciona visibilidade para expressiva produção local e fortalece a presença de Minas Gerais no cenário global, abrindo portas para novas parcerias e desenvolvimento de projetos internacionais.”, observa a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.
Sobre a Codemge e o Audiovisual: setor estratégicoA Codemge já possui um histórico de parceria com o audiovisual mineiro.Ao longo dos anos, a Companhia investiu milhões no setor de audiovisual mineiro, por meio de editais, patrocínio de eventos e realização das primeiras edições da MAX. Foram lançados seis editais – três para produção de roteiros, um em parceria com a Rede Minas e três para produção de longas-metragens em parceria com a Ancine, contemplando 96 projetos audiovisuais.
Reconhecendo toda a potencialidade do audiovisual a CODEMGE retoma suas ações de forma estratégica para internacionalização do audiovisual mineiro.
Sobre o SINDAV- MGCriado em 2008, o SINDAV-MG – Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais – tem como objetivo fortalecer as atividades de produção audiovisual, construir redes e representatividade e contribuir para a construção de políticas públicas para o setor.”Conectando Olhares, Ampliando as Fronteiras do Audiovisual Mineiro” é a mais recente iniciativa do SINDAV, com o objetivo de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, estimular a coprodução e distribuição de nossos filmes no mercado nacional e internacional e ampliar as oportunidades de negócios para a indústria cinematográfica mineira.
Sites:codemge.com.brsindav.com.brminasplay.comlatamcontentmeeting.com
Nas redes sociais:www.instagram.com/sindavmgwww.instagram.com/latamcontentmeeting
Celebridades
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RECEBE A EXPOSIÇÃO ‘ENTRE O AIYÊ E O ORUN’.

A mostra reúne trabalhos de 14 artistas inspirados nas narrativas afro-brasileiras e fica em cartaz de 11 de março a 04 de maio.
A CAIXA Cultural São Paulo recebe, a partir de 11 de março, a exposição Entre o Aiyê e o Orun com a temática centrada nos mitos da criação do mundo das religiões afro-brasileiras.
Na mostra, estarão reunidos trabalhos de 14 artistas, em técnicas diversas, em cujas obras as narrativas afro-brasileiras estão fortemente representadas. Pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, instalações e as mais variadas expressões, linguagens e técnicas dão forma à exposição, que tem entrada franca e poderá ser visitada até 04 de maio com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
A produção é da Janela do Mundo com coprodução da Hasta La Luna. Para a abertura da mostra, na terça-feira (11), a curadora Thais Darzé acompanhará o público em uma visita guiada às 11h. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia. Entre o Aiyê e o Orun tem como objetivo colocar em pauta a produção artística afro brasileira influenciada pela cosmologia africana, num movimento de reconhecimento e valorização das matrizes culturais.
Além da relevância artística dos trabalhos expostos, ainda se destaca a diversidade de suportes e técnicas apresentadas, exaltando a diversidade da produção artística oriunda da Bahia, berço da cultura africana no Brasil.
A mostra contempla expoentes das artes plásticas como Agnaldo dos Santos (1926 1962), Carybé (1911-1997), Emanoel Araújo (1940-2022), Jayme Figura (1959-2023), Mario Cravo Jr. (1923-2018), Mario Cravo Neto (1947-2009), Mestre Didi (1917-2013), Pierre Verger (1902-1996), Rubem Valentim (1922-1991), Ayrson Heráclito, Caetano Dias, J. Cunha, José Adário e Nadia Taquary. “O eixo conceitual da exposição são os mitos da criação do mundo na visão afro-brasileira, dessa forma as obras selecionadas transitam por essa poética”, explica a curadora Thais Darzé.
SERVIÇO: [Exposição] Entre o Aiyê e o Orun’
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Abertura: 11 de março (terça-feira), às 11h Visitação:
11 de março a 04 de maio de 2025 Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h Classificação:
Livre Entrada Franca Acesso a pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal Atendimento à Imprensa:
A Fazenda
Kasablanca lança “Terminal Feeling”.

KASABLANCA LANÇA SEU NOVO SINGLE “TERMINAL FEELING” VIA ANJUNABEATS – ESCUTE AQUI
Kasablanca dá início ao verão com o elegante e envolvente novo single “Terminal Feeling”, que segue os passos dados anteriormente pela sua enorme colaboração “Remission” com Lane 8.
Uma perfeita combinação de house progressivo com elementos de indie e eletrônica, “Terminal Feeling” é simplesmente enorme. Kasablanca tem recebido aclamação por suas performances ao vivo (confira aqui uma apresentação de sua versão da música “Breathe” de The Prodigy), e “Terminal Feeling” certamente será muito comentada ao longo da temporada de festivais de verão.
Entrando na cena da música eletrônica em 2020 com seus primeiros lançamentos, Kasablanca rapidamente se destacou mais tarde naquele mês de julho com o lançamento de sua colaboração de sucesso com Lane 8, “Run”. Reproduzida mais de 40 milhões de vezes em todo o mundo desde o seu lançamento – atingindo o primeiro lugar na SiriusXM BPM, e ouvida inúmeras vezes ao vivo nos principais palcos de festivais ao redor do mundo – Kasablanca e Lane 8 se uniram mais uma vez no início deste ano com seu último lançamento colaborativo, “Remission”, que recebeu críticas e atenção elogiosas em todo o mundo.
Escute:
https://anjunabeats.co/lyjplv5
Após um 2022 e 2023 enormes, que viram Kasablanca rodando o mundo e tocando em alguns dos locais mais conhecidos como Coachella, Printworks, Red Rocks e The Gorge, sua turnê no final de 2023 foi interrompida após revelar que o vocalista Mickey foi diagnosticado com câncer. Após um breve hiato de turnês e música no início de 2024, “Remission” marcou o retorno oficial de Kasablanca após a estreia da faixa durante seu set ao vivo no Ultra Music Festival em Miami, Chile e Peru.
Kasablanca fará turnê durante todo o verão em apoio a “Terminal Feeling” e a uma série de novidades ainda não lançadas pela Anjunabeats. Destaques incluem paradas no City Fox (Brooklyn), Bonnaroo, Ultra Europe, Outside Lands, Elements Festival, Fabric (Londres) e Melkweg (Amsterdam), para citar alguns. Para mais informações sobre shows de Kasablanca, visite: https://kasablanca.ffm.to/tourdates
DATAS DA TURNÊ:
1/6 – Brooklyn, NY – City Fox
7/6 – Denver, CO – Regenerate Denver
8/6 – Kansas City, MO – The Truman
14/6 – Washington, DC – Culture
15/6 – Manchester, TN – Bonnaroo
13/7 – Split, Croatia – Ultra Europe
20/7 – Algarve, Portugal – Zamna
9/8 – San Francisco, CA – Outside Lands
10/8 – Salt Lake, UT – Das Energi (Galactic Flats)
11/8 – Long Pond, PA – Elements Festival
5/9 – Copenhagen – RUST
6/9 – London, UK – fabric
7/9 – Belgrade, Serbia – Hangar Port, Belgrade
12/9 – Amsterdam, NL – Melkweg UP
13/9 – Paris, FR – PopUp!
14/9 – Beirut, Lebanon – Waterfront Warehouse
Escute:
https://anjunabeats.co/lyjplv5
Kasablanca online:
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Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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