Conecte-se Conosco

Cinema

MOBIFILM PROMOVE O ENCONTRO DO CINEMA COM A MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO

Publicado

em

***Evento acontece de 13 a 17 de setembro no auditório da FESPSP – Gratuito

O MOBIFILM 2023 – V Festival de Filmes sobre Mobilidade Urbana acontece de 13 a 17 de setembro no auditório da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com toda programação gratuita. Além de promover a produção audiovisual que retrata os dramas da mobilidade e da violência de trânsito, o evento traz também seminário, workshops e premiações.

A sessão de abertura será no dia 13/09, às 19h30, com a presença do Dr. Paulo Saldiva, médico, professor da Faculdade de Medicina da USP e autor do livro Vida Urbana e Saúde – Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles, seguida de uma apresentação do Coral da Cidade e da exibição de quatro filmes produzidos pelos alunos da Oficina de Documentários, realizada em julho e agosto, em parceria com o projeto É Nóis na Fita.

No dia 14/09, o festival promove o seminário “Mobilidade Urbana: dos princípios às práticas”que contará com a presença de Cláudio de Senna Frederico (Vice-Presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos), Sérgio Avelleda (Sócio fundador da Urucuia: Inteligência em Mobilidade Urbana) e Mariana Giannotti (Laboratório de Geoprocessamento – Poli USP). O mediador do evento será Pedro Sales (Coordenador do Curso Mobilidade e Cidade Contemporânea da Escola da Cidade).

O MOBIFILM 2023 exibirá 51 filmes de diversos estados do Brasil, além de uma produção norte-americana. O júri, composto por Lina Chamie, Toni Venturi e Eduardo Abramovay, escolherá nove filmes que serão premiados em nove categorias de inscrição e um grande vencedor geral. Todos os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Premiação e receberão um troféu e um agradecimento em dinheiro.

As categorias de premiação e seus respectivos paraninfos são: Segurança Viária, Nilton Gurman (Não foi acidente), Clima e mobilidade Urbana, Bruno Assami (Unibes Cultural), Entregas/Cargas, Luna Zarattini (Vereadora de São Paulo), Transporte Público, Luiza Andrada e Silva ( IVM), Mobilidade Ativa, Roberto Rocha (MNCR/ANCAT – Reciclagem), Inclusão Social e Mobilidade Urbana, Cid Torquato (Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo), Novas Tecnologias na Mobilidade, Ayrton Camargo (ANTP), Crianças, Beth Carmona (Festival Comkids), A Cidade e a Mobilidade Urbana, Anália Amorin (Escola da Cidade). O prêmio ao grande vencedor será entregue pelo Dr. Gonzalo Vecina (ANVISA/USP)

A Cerimônia de Premiação acontecerá no domingo, dia 17/09, após a última sessão do evento e será transmitida ao vivo nos canais de Youtube do Mobifilm, Escola da Cidade e FESSP.

O MOBIFILM 2023 é uma realização da In Brasil Cultural, da Eletro Artes Produções e do Ministério da Cultura / Governo Federal, em parceria com a Escola da Cidade e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com patrocínio exclusivo da Ticket Log.

Serviço:

MOBIFILM 2023 – V Festival de Filmes sobre Mobilidade Urbana

De 13 a 17 de setembro – Gratuito

Auditório FESPSP – Rua General Jardim 522, São Paulo – SP

www.mobifilm.com.br

https://linktr.ee/festivalmobifilm

Assessoria de Imprensa:

ATTi Comunicação _ Eliz Ferreira e Valeria Blanco

(11) 3719-1455 | (11) 99105-0441

PROGRAMAÇÃO – MOBIFILM 2023

13/09 | QUARTA-FEIRA | ABERTURA

19h30 _ Abertura com Dr. Paulo Saldiva e apresentação do Coral da Cidade

Exibição de quatro documentários produzidos como resultado da Oficina de Documentários, realizadas em julho-agosto 2023, pela parceria entre Mobifilm, Escola da Cidade e o projeto É Nóis na Fita

Documentários:

– Narrativas Móveis – Isadora Totaro e Mariana Macedo

– Baldeação – Oficina Mobifilm/Escola da Cidade

– O caminho do lixo – Oficina Mobifilm/Escola da Cidade

– Contracorrente Oficina Mobifilm/Escola da Cidade

14/09 | QUINTA-FEIRA | SEMINÁRIO

14h30 _ Mobilidade Urbana: dos princípios às práticas

Mediação

Professor Pedro Sales – diretor da pós-graduação da Escola da Cidade

Palestrantes

Cláudio de Senna Frederico – Vice-Presidente da ANTP

Sérgio Avelleda – Sócio fundador da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana

Mariana Giannotti – Labgeo Poli USP

15/09 | SEXTA-FEIRA | CINEMA

14-20h _ Sessões 1, 2 e 3 de Cinema

16/09 | SÁBADO | CINEMA

14-20h _ Sessões 4, 5 e 6 de Cinema

17/09 | DOMINGO | CINEMA E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

14-18h _ Sessões 7 e 8 de Cinema

18h30-20h_Cerimônia de premiação e encerramento. Entrega de prêmios para os filmes vencedores.

As categorias premiadas e seus respectivos paraninfos são:

1 – Segurança Viária – Nilton Gurman – Não foi acidente

2 – Clima e mobilidade Urbana – Bruno Assami – Unibes Cultural

3 – Entregas/Cargas – Luna Zarattini – Vereadora SP

4 – Transporte Público – Luiza Andrada e Silva – IVM

5 – Mobilidade Ativa – Roberto Rocha – MNCR/ANCAT – Reciclagem

6 – Inclusão Social e Mobilidade Urbana – Cid Torquato – Sec. Mun. PCD SP

7 – Novas Tecnologias na Mobilidade – Ayrton CamargoANTP

8 – Crianças– Beth Carmona – Festival Comkids

– A Cidade e a Mobilidade Urbana – Anália Amorim Escola da Cidade

10 – Vencedor Geral – Dr. Gonzalo Vecina – ANVISA/USP

* evento será transmitido ao vivo

Youtube Mobifilm

Youtube Escola da Cidade

Youtube FESP

Cinema

Fantaspoa recebe diretores do thriller sobrenatural “The Island Between Tides” para sessão comentada

Publicado

em

De

  • “The Island Between Tides” marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida história de fantasmas “Mary Rose”, elogiada pelo New York Times, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock. O aclamado diretor chegou a manifestar interesse em adaptar a peça para o cinema, revelando que considerava “Mary Rose” um dos grandes roteiros nunca realizados em sua carreira

O longa-metragem “The Island Between Tides” está prestes a fazer sua estreia na América Latina durante a 20ª edição do renomado Festival Fantaspoa. O evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 28 de abril em Porto Alegre (RS), receberá a presença especial dos diretores do filme, Austin Andrews e Andrew Holmes, que estarão presentes para acompanhar e comentar a sessão do dia 13 (sábado), que acontecerá na Cinemateca Capitólio. 

Baseado na peça “Mary Rose” (1920) de J.M. Barrie, autor de “Peter Pan”, o filme conta com um elenco encabeçado por Paloma Kwiatkowski, David Mazouz, Donal Logue e Camille Sullivan. A história acompanha Lily, uma jovem que segue uma misteriosa melodia até uma remota ilha de maré, onde se depara com uma realidade alterada pelo tempo, desencadeando eventos sobrenaturais que desafiam sua compreensão da realidade.

A avant-premiere do filme ocorreu no início do mês na Califórnia, durante a abertura do Cinequest, recebendo elogios do Diretor de Programação do festival, Michael Rabehl, que destacou a capacidade do filme de equilibrar mistério e emoção.

“The Island Between Tides” marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida história de fantasmas “Mary Rose”, elogiada pelo New York Times, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock. O aclamado diretor chegou a manifestar interesse em adaptar a peça para o cinema, revelando que considerava “Mary Rose” um dos grandes roteiros nunca realizados em sua carreira.

Os diretores canadenses Austin Andrews e Andrew Holmes já haviam trabalhado juntos na direção do filme “Lord Jones Is Dead”, de 2016. Agora, Andrews e Holmes formam uma dupla dinâmica que promete trazer uma visão única e impactante para “The Island Between Tides”. Eles têm como objetivo discutir os bastidores desta produção única com o público em Porto Alegre, proporcionando uma oportunidade para os fãs do cinema fantástico conhecerem mais sobre o processo criativo por trás desta obra.

Confira as datas de exibição de “The Island Between Tides” no Festival Fantaspoa:

CINEMATECA CAPITÓLIO – 13/04 (sábado) – 18h15

SESSÃO COMENTADA COM OS DIRETORES AUSTIN ANDREWS E ANDREW HOLMES

CINEMATECA CAPITÓLIO – 16/04 (terça) – 13h

Para mais informações sobre o Festival Fantaspoa e a programação completa, visite o site oficial do evento.

Sinopse “The Island Between Tides”:

​Norte da província Colúmbia Britânica, 1982. Lily, de seis anos, desaparece. Por dois dias e noites, ninguém consegue encontrar a alegre menina que vagou por uma ilha remota de maré. Até que ela é encontrada exatamente onde foi vista pela última vez, sem memória de ter estado ausente. Ilesa, mas não inalterada. As mudanças começam gradualmente. Lily desenvolve habilidades musicais prodigiosas, percebendo o mundo através de uma melodia misteriosa que só ela pode ouvir. Mas ela não consegue se livrar da obsessão por esta ilha da qual não se lembra, e que sua família se recusa a discutir. Aos 20 anos, a melodia a leva de volta a ela, e quando ela desaparece novamente, desta vez é para sempre. Ou pelo menos todos acreditavam.

Décadas depois, Lily reaparece. Mas, de forma impossível, ela parece exatamente como no dia em que desapareceu. Para ela, nenhum tempo passou. Ainda uma jovem mulher, o resto do mundo envelheceu ao seu redor, sua família agora reduzida ao seu pai idoso, irmã de meia-idade e o filho problemático que ela deixou ainda bebê. Sua assimilação não é fácil, testando até mesmo o vínculo mais forte da família. Porque desta vez, Lily não voltou sozinha.

Sobre o Festival Fantaspoa:

O Fantaspoa é um dos festivais de cinema mais importantes e longevos da América Latina, dedicado à celebração do cinema fantástico em todas as suas formas. Com uma história de duas décadas, o festival continua a encantar cinéfilos e profissionais da indústria cinematográfica com sua seleção cuidadosamente curada de filmes de todo o mundo.

Continue lendo

Cinema

12a EDIÇÃO DA MOSTRA TIRADENTES |SP CHEGA AO CINESESC

Publicado

em

De 13 a 19 de março de 2024, evento exibe 28 filmes em pré-estreia, promove 12 bate-papos após as sessões com a presença dos cineastas e realiza debate com foco na temática desta edição “As formas do tempo”.
Dentre os destaques da programação, a exibição dos vencedores da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Neste mês, a MOSTRA TIRADENTES|SP volta a ocupar o Cinesesc em São Paulo. De 13 a 19 de março, o público da capital paulista poderá conferir a exibição de 28 filmes, a maioria inéditos em São Paulo, e que fizeram parte da programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro, em Tiradentes. A 12ª Mostra Tiradentes | SP será norteada pela temática “As formas do tempo”, abordada na edição mineira, dando sequência e ampliando a reflexão com discussões e novas perspectivas.

“A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes|SP que, em 2024, celebra 12 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Sessões tem debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial”, conta Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra Tiradentes|SP.

FILMES E DEBATES

Com 10 longas e 18 curtas, a 12ª MOSTRA TIRADENTES | SP traz um recorte da 27ª Mostra Tiradentes, que exibiu 145 produções, e levou um público estimado de 35 mil pessoas para a cidade mineira, número sete vezes maior que a população do município.

Entre os destaque da edição paulistana estão os seis premiados da edição mineira: “Lista de Desejos para Superagüi” (PR) (Melhor Longa da Mostra Aurora eleito pelo Júri Oficial), de Pedro Giongo, que será exibido na abertura do evento, no dia 13, às 20h; “Aquele que Viu o Abismo” (SP) (Prêmio Carlos Reichenbach – Mostra Olhos Livres, eleito pelo Júri Jovem), de Gregorio Gananian e Negro Leo; “Maçãs no Escuro” (SP) (Menção Honrosa da Mostra Aurora concedida pelo Júri Oficial), de Tiago A. Neves; “Estranho Caminho” (CE) (Melhor Longa da Mostra Autorias eleito pelo Júri da Crítica – Abraccine), de Guto Parente; “As Primeiras” (SP) (Melhor Longa eleito pelo Júri Popular), de Adriana Yañez; “Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ) (Melhor Curta da Mostra Foco eleito pelo Júri Oficial e vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas), de Allan Ribeiro; “Aguyjevete Araxi’I” (SP) (Prêmio Helena Ignez concedido pelo Júri Oficial), de Kerexu Martim; e “Soneca e Jupa”, de Rodrigo R. Meireles.

Avaliadas pelo Júri Oficial, as Mostras Aurora (longas) e Foco (curtas) serão exibidas integralmente na programação da itinerância paulista, sendo 7 longas da Aurora e os 13 curtas da Mostra Foco. Além dos vencedores, destaca-se a presença dos filmes paulistas “Sofia Foi”, de Pedro Geraldo; “Eu Também Não Gozei”, de Ana Carolina Marinho; e “O Tubérculo” de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune. Na programação de curtas, destaque para “O Materialismo Histórico da Flecha contra o Relógio”, de Carlos Adriano.

Realizada especialmente para a 12ª Mostra Tiradentes | SP, a Mostra Vertentes de curtas reúne quatro filmes marcados pelo fazer cinematográfico como ação social, histórica e política, ou com intenções mais diretamente atentas a esses aspectos das vidas real e ficcional de diferentes personagens. São documentários produzidos em São Paulo que demonstram a força do cinema contemporâneo paulista: “Até o último sopro”, de Benjamin Medeiros; “Nagano”, de Letícia Hayashi; “Nosso Panfleto seria assim”, de Leandro Olimpio; e “Mborairapé”, de Roney Freitas.

Além da exibição de curtas e longas, a Mostra contará também com bate-papos com a presença de diretores, equipes e curadoria após as sessões, garantindo maior interatividade com o público e ampliação da experiência cinematográfica. Ao todo, serão 12 bate-papos com realizadores e um debate especial com produtores e cineastas paulistas com o tema “AS FORMAS DO TEMPO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: TRABALHO E CRIAÇÃO”, que busca discutir sobre como realizadores e realizadoras veem o tempo como elemento de criação e pensamento sobre as imagens e quais os critérios que deve-se levar em consideração para construir uma política pública para o audiovisual que não implique em uma padronização dos tempos de produção e das formas audiovisuais. A conversa acontece na segunda, 18 de março, às 19h, no hall do Cinesesc.

FÓRUM DE TIRADENTES: ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Abaixo, a programação completa da 12ª Mostra Tiradentes | SP e para mais informações sobre os filmes, acesse https://mostratiradentessp.com.br/

Continue lendo

Cinema

“É o Boi”: diretor lança filme celebrando os 90 anos do Carnaval de Porto Ferreira

Publicado

em

A cidade de Porto Ferreira se prepara para vivenciar um momento histórico com a pré-estreia do aguardado documentário “É o Boi”. Idealizado pelos talentosos ferreirenses Diego Denardi e Silvia Sakurai, o projeto que teve seu início em 2014 finalmente chega à tela grande após uma década de pesquisa, filmagem e produção intensiva. As exibições gratuitas do documentário serão realizadas em dois locais distintos, ambos com o apoio crucial da Prefeitura de Porto Ferreira. A primeira sessão está agendada para o próximo sábado, dia 3 de fevereiro, às 14h30, no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano. A segunda oportunidade para o público conferir o filme será na terça-feira, dia 6 de fevereiro, às 19h, no auditório do SEST/SENAT. Dirigido por Diego Denardi, o filme mergulha nos meandros do carnaval porto-ferreirense, explorando diferentes períodos ao longo da última década. “É o Boi” não apenas retrata a vitalidade e a tradição dos blocos de boi, mas também destaca sua resiliência diante dos desafios, incluindo a pandemia do Covid-19. A equipe por trás deste projeto apaixonante é composta majoritariamente por talentos locais, liderados por Denardi, Sakurai e Rafael Fávaro. A produção ainda conta com a valiosa coprodução da renomada produtora paulistana Chatrone. O documentário faz uma homenagem especial ao Bloco do Boizão, pioneiro na cidade, e presta reconhecimento aos fundadores, em especial a Zé Américo. Além disso, “É o Boi” destaca outros blocos igualmente importantes que contribuíram para a riqueza e diversidade das celebrações carnavalescas locais, como Bloco do Boi Infanto Juvenil, Inimigo Meu e “Bróco do Burro”. Não perca a oportunidade de testemunhar este retrato fascinante da história do carnaval de Porto Ferreira. Prepare-se para embarcar em uma jornada única pelos últimos 90 anos de tradição, celebração e, é claro, muita festa! Sorta o boi e venha se encantar com “É o Boi”.
Saiba mais através do Instagram: @eoboidoc
Continue lendo
Propaganda

Destaque